Interweaving the knowledge of teachers in the deprivation of liberty

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Dr.ª Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda
Ms. Juliano Cláudio Alves
https://orcid.org/0000-0002-9724-9528
Ms. Luciane Miranda Faria
https://orcid.org/0000-0003-2404-6970

Abstract

This article seeks to reflect on the possibility of the educational process in the prison system to act in changing the living conditions of individuals in situation of deprivation of freedom, from humanized and liberating methodological practices adopted by teachers of these spaces. As a result, it is intended to identify, in these environments, the existence of didactic-pedagogical actions and resources that aim to ensure that young prisoners have access to education. The analysis is based on a literature review of bibliographic and documental nature, as a support to the reflections about how the educational process for people in situation of freedom deprivation is nowadays, seeking to highlight education as a tool capable of promoting the (re)construction of citizenship and the reinsertion of these individuals to social life.


 

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MIRANDA, K. A. da S. N. .; ALVES, J. C. .; FARIA, L. M. Interweaving the knowledge of teachers in the deprivation of liberty. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17746.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17746. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
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Author Biographies

Dr.ª Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). Mestra em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFScar-SP). Pós-doutoranda junto ao PPGEL/UFMT. Integra os grupos de pesquisas Práticas Sociais e Processos Educativos e Núcleo de investigações e práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade (EduCárceres/UFSCar). É membro Associado e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (NEPEL), da UFMT. Professora efetiva da educação básica da disciplina de História da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Ms. Juliano Cláudio Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT); especialista em Educação Infantil e Especial pela FAE (Faculdade das Águas Emendadas), Brasília–DF; bacharel em Serviço Social pela UNOPAR, Polo de Cáceres–MT; graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (ESEFAP). Servidor efetivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), no cargo de analista de nível superior, do Centro de Atendimento Socioeducativo Polo Cáceres/MT. Está vice-presidente do conselho da comunidade, atuando com politicas do egresso do sistema carcerário. Tutor/professor no curso de Pedagogia/Serviço Social/Educação Física da Unopar – Polo Cáceres e professor orientador de TCC nas parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso no Polo de Rio Branco.

Ms. Luciane Miranda Faria, CEFAPRO/SEDUC

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Cáceres-MT (2019-2023). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT/Cuiabá-MT. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa/Inglesa e respectivas Literaturas, pela UNEMAT/Cáceres-MT na qual concluiu especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Habilitada em Língua Espanhola e respectivas literaturas pela UFMT/Cuiabá-MT. Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC-MT. Professora Formadora da área da Linguagem no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Polo Cáceres-MT. Integra o Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA); coordenadora do Projeto de Pesquisa/CNPq Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas, um estudo sobre os efeitos das tecnologias digitais nas práticas contemporâneas da linguagem e formação de professores da área da Linguagem.

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