Languages and materialities in contemporary art: the place of early childhood education and children in this debate

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Lidiane Cristina Loiola Souza
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
https://orcid.org/0000-0002-2786-5907

Abstract

The purpose of this text is to discuss the different types of relationships between contemporary art, languages and materialities with children. For that, we mobilize concepts and experiences from which we discuss the multiple languages and materialities that are intrinsic in the children's experiences and that dialogue with the contemporary art way of being. For this debate we will discuss how the terms “different languages” and ‘Multiple languages” are present in official curricular documents in the city of São Paulo and Brazil. We will also discuss the specificity and possibilities that contemporary art offers for early childhood education.


Keywords: Early childhood education; contemporary art; materialities.


 

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Article Details

How to Cite
SOUZA, L. C. L. .; TEBET, G. G. de C. Languages and materialities in contemporary art: the place of early childhood education and children in this debate. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17748.073. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17748. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Contemporary artistic practices, children and teaching: aesthetic experiences
Author Biographies

Lidiane Cristina Loiola Souza, Prefeitura Municipal de São Paulo

Mestre em Educação pela UNICAMP. Especialização em Linguagens da Arte (USP),Mídias na Educação (UFPE) ,Alfabetização (UNICID),Gestão em EAD ( PIGEAD) e Relações Étnico Raciais (Faculdade Campos Salles). Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010) e Letras pela Faculdade Campos Salles (2017).Professora durante 12 anos na disciplina de Arte pela rede Estadual de São Paulo. Professora de educação Infantil desde 1999 perpassando pelas Redes Municipais de Caieiras e Francisco Morato. Atualmente exerce o cargo de Coordenadora Pedagógica Efetiva pela Rede Municipal de São Paulo.Ganhadora do Prêmio Victor Civita 2013 (Professor nota 10- o mais importante prêmio de educação da América Latina) e do Prêmio Professor em Destaque da PMSP. 

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, UNICAMP

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet foi professora de creche de 2004 a 2014 em São Carlos/SP e desde então é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, vinculada aos grupos de pesquisa GPPES e DiS. Militante e docente da educação infantil, interessa-se pelos bebês e pelas relações geracionais, étnico-raciais e de gênero, a partir de diálogos com a Filosofia da Diferença, com a Sociologia e com a Geografia. Orientou mais de 30 TCCs, BAS, e Iniciações Científicas desde que chegou à UNICAMP. Organizou eventos de grande porte e participa de diversas comissões e projetos em parceria com a rede pública (dentre os quais, o PIBID, o Ciclo de Oficinas em Múltiplas Linguagens e o grupo de estudos BebÊEEducação). Foi coordenadora associada das Licenciaturas junto com a profa. Alexandrina Monteiro. É mãe do Matheus e nas horas vagas adora dançar, ir à praia ou à uma cachoeira.

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