Linguagens e materialidades na arte contemporânea: o lugar da educação infantil e das crianças nesse debate
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste texto é discutir os diferentes tipos de relações entre a arte contemporânea, as linguagens e materialidades com as crianças. Para isso mobilizamos conceitos e experiências a partir dos quais discutimos as múltiplas linguagens e materialidades que estão intrínsecas nas experiências das crianças e que dialogam com o modo de ser da arte contemporânea. Para esse debate discutiremos o modo como os termos “diferentes linguagens” e ‘Múltiplas linguagens” se fazem presentes em documentos oficiais da cidade de São Paulo e do Brasil. Também discutiremos a especificidade e possibilidades que a Arte contemporânea oferece para a educação infantil.
Palavras-chave: Educação infantil; arte contemporânea; materialidades.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BORGES, Camila Bettim. Por entre os dedos: Arte e Crianças Contemporâneas. Dissertação
(Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2013.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução n° 01, aprovado em 07/04/1999.
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. v.1 e 2. Brasília/ DF, 2006.
BRASIL. Proposta pedagógica e currículo em Educação Infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1996.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília/DF, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n. 20/2009 , de 11 de novembro de 2009.
Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília, 09 dez. 2009b. Seção 1, p. 14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf . Acesso em: 10 out 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: ttp://www.siteal.iipe.unesco.org/sites/default/files/bra-_educacion_infantil.pdf . Acesso em: 10 set. 2019.
COCCHIARALE, Fernando. Rumos da Nova Arte Contemporânea Brasileira. Programa Rumos, Itaú Cultural artes visuais 2001/2003. Janeiro 2002.
CUNHA, Susana Rangel Vieira.da Uma arte de nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da & CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org,) A Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: arte contemporânea e os limites da história.São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DEWEY, John.John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Martins, 2010.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Editora Vozes, 2011.
HOYUELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2004.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. de Educação. 2002, n. 19, p. 20-29.
LARROSA, J. Pedagogia Profana: Danças, Piruetas e Mascaradas. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
MALAGUZZI, L. History, ideas and basic philosophy: an interview with Lella Gandiniby Loris Malaguzzi. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, J. (Ed.). Thehundred languages of children: the Reggio Emilia approach – advanced reflections.London: Ablex Publishing, 1998.
MALAGUZZI, L. Your image of the child: where teaching begins. Child CareInformation Exchange, Redmond, n. 96, 1994. Disponível em:
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1987.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus. 1999.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001
PINAZZA, M. A. John Dewey: inspirações para uma pedagogia da infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 65-94.
RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 85-95.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.