The work of the pedagogical coordinator during the Covid-19 pandemic

Main Article Content

Mestranda Giovanna Nery de Andrade
https://orcid.org/0009-0004-3879-646X
Dr.ª Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha
https://orcid.org/0000-0002-5662-8062

Abstract

The objective of this work was to elaborate a systematic review on academic production regarding the work of the pedagogical coordinator during the period of the Covid-19 pandemic, with the purpose of emphasizing its challenges and actions taken throughout this period of time. To select the academic work, four comprehensive data bases were accessed: Portal de Periódicos da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Higher Education Personnel Improvement Coordination), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Digital Library of Theses and Dissertations) and Google Scholar. Supported by references such as Placco, Souza and Almeida (2012), Miziara, Ribeiro e Bezerra (2014) and Cunha and Ometto (2013), the eighteen essays were divided into four categories for further analysis. The results point to the broadening of the coordinator’s responsibilities during the period but also reaffirm this position as essential to the school’s progress, whether it is remote or face-to-face.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
ANDRADE, G. N. de .; CUNHA, R. C. O. B. The work of the pedagogical coordinator during the Covid-19 pandemic. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.21939.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21939. Acesso em: 22 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Mestranda Giovanna Nery de Andrade, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2018) e especialização em Gestão Escolar pelo Pecege - USP/Esalq. Tem experiência na área de Educação: passou por Educação Infantil bilíngue como assistente e professora de Português. Atualmente (e desde 2018), é professora de Língua Portuguesa do primeiro ano e do quinto ano em uma escola bilíngue (Maple Bear Piracicaba), onde também já lecionou em inglês.

Dr.ª Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Pecege - Usp/Esalq

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae (1992), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC/UNICAMP. É formadora de professores e assessora pedagógica de instituições e redes de ensino. Atua também como psicopedagoga na Vila da Linguagem - Acompanhamento Pedagógico Especializado. Seus trabalhos de pesquisa enfatizam a educação continuada e a formação de professores, destacando-se os seguintes temas: formação centrada na escola, trabalho docente coletivo, coordenação pedagógica e organização do trabalho pedagógico.

References

ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T.; PLACCO, V. M. N. S. Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 64, p. 70-94, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3647

ARRUDA, R. L.; NASCIMENTO, R. N. A. Novas mediações formativas durante a pandemia: o caso de Vertente do Lério – PE. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 1, p. 87-96, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3501

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BENEVIDES, G. G.; ARAÚJO, Z. T. S. O papel do coordenador pedagógico no ensino remoto. Revista Faculdade FAMEN, Natal, v. 2, n. 2, p. 128-139, out. 2021. DOI: https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a24

BORGES, K. R.; FIGUEIREDO, S. T.; AVELINO, W. F. Gestores pedagógicos em escolas de ensino integral no estado de São Paulo durante a pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 5, n. 13, p. 69-76, 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4304590

BRANDENBURG, C.; MACIEL, J. C. S.; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P.; SANTANA, J. R. Opinião de diretores quanto à influência da Covid-19 no aspecto sócio-emocional-afetivo da comunidade escolar. Holos, Natal, v. 37 n. 4, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.12086

BRITO, J. V. C. S.; RODRIGUES, S. S.; RAMOS, A. S. M. Lições aprendidas da experiência dos docentes no ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19. Holos, Natal, v. 37, n. 4 p. 1-25, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11614

BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. S. O coordenador pedagógico como gestor do currículo escolar. In: ALMEIDA, L. R.; PLACO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 81-91.

COSTA, L. A. C. Desafios e avanços educacionais em tempos da Covid-19: a docência no Ensino Remoto em cursos de Engenharia. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1529

CUNHA, R. C. O. B.; OMETTO, C. B. C. N. O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação. Educação, Porto Alegre, v. 36 n. 3 p. 402-411, set./dez. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15542/10228 Acesso em: 27 fev. 2023.

FAUSTINO, L. S. S.; SILVA, T. F. R. S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano II, v. 3, n. 7, p. 53-64, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3907086

FERNANDES, M. J. S. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38 n. 4, p. 799-814, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400002

FERNANDES, M. J. S. Coordenador pedagógico. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/coordenador-pedag-gico/. Acesso em: 12 dez. 2023.

FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. G. FERRAZ, R. C. S. N. O coordenador pedagógico e a organização do trabalho escolar no contexto da pandemia. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 61, p. 318-336, out. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4324 Acesso em: 27 fev. 2023.

GEGLIO, P. C. A atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor na escola: uma análise das dissertações e teses produzidas no período de 1987 a 2009. Revista Profissão Docente Online, Uberaba, v. 16, n. 34, p. 53-71, fev./jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.946

GIORDANO, D. X. F. Um olhar sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto da pandemia. Educação Básica Online, v. 1, n. 1, p. 125-133, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348616900_olhar_sobre_o_trabalho_dos_gestores_escolares_no_contexto_da_pandemia Acesso em: 27 fev. 2023.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. (coord.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 67-80.

LIMA, E. G. O. O papel dos coordenadores pedagógicos: desafios das ações pedagógicas com o uso das TDIC em tempos de pandemia. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42178 Acesso em: 27 fev. 2023.

LIRA, S. S.; PEREIRA, C. N. S.; COUTINHO, D. J. G. A importância do coordenador pedagógico em creches: uma revisão de literatura. Revista Inclusiones, v. 6, Número Especial, p. 95-119, jan./mar. 2019. Disponível em: https://revistainclusiones.org/pdf48/7%20VOL%206%20NUMESPBRASILATENAS2019ENEMARNClu.pdf Acesso em: 27 fev. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

MINAYO, M. C. S. (coord.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MIZIARA, L. A. S.; RIBEIRO, R.; BEZERRA, G. F. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/302712683

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.249236

OLIVEIRA, J. C. Coordenador pedagógico: revisão empírica dos resumos de teses e dissertações produzidas no Brasil de 1988 a 2012. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 6, n. 13, p. 83-99, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133826873

OLIVEIRA, E. G. de; NUNES, C. P. Mapeamento das produções acadêmicas sobre condições de trabalho do coordenador pedagógico (2012 a 2016). Revista Exitus, Santarém, v. 8, n. 3, p. 224-253. 2018. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID645

PÁDUA, C. A. L. O.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Ações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico em tempo de pandemia: um relato de experiência. Holos, Natal, ano 36, v. 5, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.11393

PAULO, A. E. M. O trabalho escolar descrito em transformações: oportunidade e pandemia. In: VARANI, A.; CAMPOS, C. M.; ROSSIN, E. A pandemia, o cotidiano e as narrativas do chão da escola: diálogos necessários. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, E-book, p. 193-200.

PENTEADO, M. E. L.; GOMBOEFF, A. L. M. Experiências formativas em tempo de pandemia: desafios do coordenador pedagógico. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 54-77, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/2221 Acesso em: 27 fev. 2023.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.; ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006

ROCHA, S. M. M.; BITTENCOURT, C.; ROCHA, E. C. O ensino remoto emergencial na educação profissional e tecnológica: reflexões de um coordenador pedagógico. Interacções, Santarém, Portugal, v. 17, n. 7, p. 151-167, 2021. DOI: https://doi.org/10.25755/int.24887

SANTOS, J. F. Coordenador pedagógico e o ensino remoto: práticas e desafios frente à pandemia. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 1-14, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32806

SANTOS, J. N.; SANTOS, N. E. G.; SANTOS, R. P. Paulo Freire e formação continuada docente: um olhar para o trabalho do coordenador pedagógico frente à pandemia 2020/2021. Revista Estudos IAT, Salvador, v. 6, p. 1-16, 2021. Disponível em: http://estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/viewFile/297/378 Acesso em: 27 fev. 2023.

SILVA, M. T. C.; PINEDA, T. F. G.; MIZUKAMI, M. G. N. Narrativas da pandemia: de professora experiente à coordenadora pedagógica iniciante de creche. Dialogia, São Paulo, n. 39, p. 1-18, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20623

SILVEIRA, R. R. P.; LIMA JÚNIOR, A. M.; VIEIRA, M. A. Caracterização do coordenador pedagógico a partir de teses do catálogo de teses e dissertações da Capes. Revista Teias, Campinas, v. 23, n. 68, p. 337-352, jan./mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61091

SOUZA, G. P. Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6683/5549 Acesso em: 27 fev. 2023.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Processo formativo envolvendo professoras dos Anos Iniciais que ensinam Matemática e uma coordenadora pedagógica no contexto da pandemia da Covid-19. Educação Matemática em Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a02

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

Most read articles by the same author(s)