Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
Main Article Content
Abstract
Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
AĞÇAM, R.; AKBANA, Y.E.; RATHERT, S. Dealing with Emergency Remote Teaching: The Case of Pre-service English Language Teachers in Turkey. Journal of Language and Education, v. 7, n. 4, p. 16 - 29, 2020. Disponível em: https://jle.hse.ru/article/view/11995. Acesso em: 22 jan. 2023.
AL SHLOWIY, A. Tracking Saudi EFL Students’ Reflections of Online Learning During Coronavirus: Different Rounds. Frontiers in Education, v. 6, n. 770786, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.770786. Acesso em: 23 jan. 2023.
ALMODÓVAR-LÓPEZ, M., et. al. Remote teaching doesn't come without challenges | [La enseñanza remota no viene sin retos]. Revista Electronica Educare, v. 24, p. 1 - 5, 2020. Disponível em: ttps://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-42582020000400055&script=sci_arttext&tlng=em. Acesso em: 20 jan. 2023.
AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52 - 62, set. 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392. Acesso em: 19 jan. 2023.
APPENZELLER, S., et. al. New Times, New Challenges: Strategies to Ensure Equal Access to Emergency Remote Education. Rev. bras. educ. med. v. 44, n. 01, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-52712020000500201&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 18 jan. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BISINOTO, G. D. S; et. al. gestão da permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do curso de bacharelado em administração pública da UAB/Unemat. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/171977/OK%20-%20101_00534%20OK.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 fev. 2023.
BRASILEIRO, T., et. al. Ensino remoto e orientação de TCC em tempos de COVID-19: desafios da formação humanizada do educador Amazonida. Revista Educar Mais, v. 5, p. 65-82, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2142. Acesso em: 20 jan. 2023.
CARNEIRO, A. L. C. A evasão no ensino semipresencial: estudo de caso em um polo da AUB/UFC. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2664/1/2010_dis_alccarneiro.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
CARVALHO, L.; BRASILEIRO, T. S. A. Transparency as a Tool in Building Efficient Public Institutions: A Bibliometric Study. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 9, p. 4, 2022. Disponível em: https://ijaers.com/detail/transparency-as-a-tool-in-building-efficient-public-institutions-a-bibliometric-study/. Acesso em: 19 nov. 2022.
COCHRAN, WG. Sampling techniques. 3.ed. New York: Wiley, 1977.
COLCLASURE, B.C.; et. al. Identified challenges from faculty teaching at predominantly undergraduate institutions after abrupt transition to emergency remote teaching during the covid-19 pandemic. Education Sciences, v. 11, n. 9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11090556. Acesso em: 14 jan. 2023.
CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of test. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/bf02310555. Acesso em: 14 mar. 2022.
CURY, C. R. J. Challenges of teaching graduation. Conferência, Revista Educar, v. 18, dez 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.241. Acesso em: 21 dez. 2021.
DANTAS, A. S. As múltiplas faces da evasão na educação superior a distância: a experiência do curso de tecnologia em gestão ambiental do IFRN em dois polos de apoio presencial. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18312. Acesso em: 12 jan. 2023.
FAUSTINO, L. S. S.; SILVA, T. F. R. S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/99. Acesso em: 12 jan. 2023.
FHLOINN, E.N.; FITZMAURICE, O. How and why? Technology and practices used by university mathematics lecturers for emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic. Teaching Mathematics and its Applications, v. 40, n.4, p. 392-416, 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/teamat/article/40/4/392/6380163. Acesso em: 18 fev. 2023.
FILHO, D. B. F.; JUNIOR, J. A. S. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, 2009. Disponível em: https://dirin.s3.amazonaws.com/drive_materias/1666287394.pdf. Acesso em: 14 mar. 2021.
FLORENTINO, J. A.; RODRIGUES, L. P. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação Por Escrito, v. 6, n. 1, p. 54-67, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/17410. Acesso em: 24 dez. 2022.
GODOI, M.; et. al. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: http://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734. Acesso em: 24 jan. 2023.
HUBERMAN, M. O Ciclo de vida profissional dos professores em Nóvoa, Antonio. (org.) Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
LI, Y., et. al. Rethinking Teaching Team-Based Learning: The Challenges and Strategies for Medical Education in a Pandemic. AERA Open, v. 7, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/23328584211067207. Acesso em: 23 jun. 2022.
LIRA, A. L. B. C.; et. al. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista brasileira de enfermagem, v. 73, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/5k48Mq64Qp5vnCthC3GGMMq/?lang=en. Acesso em: 22 jan. 2023.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives in Psychology, v. 140, n. 22, New York University, p. 1 - 55, 1932. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1933-01885-001. Acesso em: 10 jan. 2022.
LYONS, K. M.; CHRISTOPOULOS, A.; BROCK, T. P. Sustainable pharmacy education in the time of COVID-19. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 84, n. 6, ed. 8088, p. 667-672, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5688/ajpe8088. Acesso em: 12 fev. 2023.
MELO, A. M. Análise de Correlação e Regressão Linear Simples: Contabilometria Aplicada em Indicadores Econômico - Financeiros de 2009.
MOHMMED, A. O. et al. Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s41062-020-00326-7. Acesso em: 20 jan. 2023.
O'SULLIVAN, L.; CASEY, D.; CROWLEY, J. Asynchronous online mathematics learning support: An exploration of interaction data to inform future provision. Teaching Mathematics and its Applications, v. 40, n. 4, p. 317-331, 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/teamat/article-abstract/40/4/317/6375814. Acesso em: 22 fev. 2023.
RAMOS, M. S. F.; LAVOR, O. P. Student Experience and Expectation with E-Learning Modality inTimes of Pandemic. Advances in Engineering Education, v. 17, p. 107-110, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1575394. Acesso em: 18 fev. 2023.
RODRIGUEZ-SEGURA, L.; et. al. Teaching challenges in COVID-19 scenery: Teams platform-based student satisfaction approach. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12187514. Acesso em: 14 fev. 2023.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Desafios da formação de professores iniciantes. Páginas de Educación v. 6 n. 1, p. 83-96, Montevideo, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-74682013000100005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 13 jan. 2023.
SÁ, A. L.; NARCISO, A. L. C.; NARCISO, L. C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. XIV CILTEC-Online – nov. 2020. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/844. Acesso em: 22 fev. 2023.
SCHUCK, R. K.; LAMBERT, R. “Am I Doing Enough?” Special Educators’ Experiences with Emergency Remote Teaching in Spring 2020. Education Sciences, v. 10, n. 11, p. 320, 1 nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci10110320. Acesso em: 22 jan. 2023.
SHAMIR-INBAL, T.; BLAU, I. Facilitating Emergency Remote K-12 Teaching in Computing-Enhanced Virtual Learning Environments During COVID-19 Pandemia - Blessing or Curse? Journal of Educational Computing Research, v. 59, n. 7, p. 1243-1271, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0735633121992781. Acesso em: 22 fev. 2023.
SILVEIRA, A.; et. al. Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 5, p. 98-103, 2020. Disponível em: https://enfermfoco.org/article/estrategias-e-desafios-do-ensino-remoto-na-enfermagem/. Acesso em: 22 fev. 2023.
SOARES, S. V.; PICOLLI, I. R. A.; CASAGRANDE, J. L. Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica, Artigo de Revisão e Ensaio Teórico em Administração e Contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 308-339, mai. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5335/533557910005/533557910005.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 14 jan. 2023.
SOUZA, G. P. Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6683. Acesso em: 13 jan. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. “COVID-19 Educational Disruption and Response”. UNESCO Website [2020]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 27 jul. 2021.
VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71 – 82, jun. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-70432012000100007&script=sci_abstract. Acesso em: 13 jan. 2023.
WEIDLICH, J.; KALZ, M. Exploring predictors of instructional resilience during emergency remote teaching in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 18, n. 1, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-021-00278-7. Acesso em: 12 jan. 2023.
ZAPATA-GARIBAY, Rogelio et al. Mexico’s higher education students’ experience during the lockdown due to the COVID-19 pandemic. In: Frontiers in Education. Frontiers Media SA, 2021. p. 683222. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.683222/full. Acesso em: 22 jan. 2023.