Desafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizaje

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Me. Josué de Lima Carvalho
https://orcid.org/0000-0003-0946-9078
Me. Ludimilla Dayara Peleja Azevedo
https://orcid.org/0009-0001-2036-3859
Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro
https://orcid.org/0000-0002-8423-4466

Resumo

Este estudio tuvo como objetivo verificar y explicitar los principales desafíos enfrentados por los profesores de los cursos de Administración y Ciencias Contables en las instituciones educativas de la región metropolitana de Belém, durante la implementación y mantenimiento de la enseñanza remota de emergencia (ERE) en medio de la pandemia. Entre los resultados de las entrevistas, los docentes observaron un mayor tiempo invertido en la preparación de las clases, sin siempre recibir una contrapartida satisfactoria. También reconocieron que existe cierta pérdida en el aprendizaje de los alumnos, influenciada por el contexto socioeconómico de los estudiantes, lo cual se alinea con la literatura existente. Al ser preguntados sobre las asignaturas que presentan más dificultades en el modelo de enseñanza remota de emergencia (ERE), destacaron las asignaturas prácticas y las relacionadas con cálculos. Se sugiere la realización de estudios adicionales para comprender las limitaciones, desafíos y posibilidades del modelo de enseñanza híbrida, que busca reemplazar la enseñanza remota, a fin de responder a las lagunas aún abiertas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, J. de L. .; AZEVEDO, L. D. P.; BRASILEIRO, T. S. A. Desafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizaje. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21966.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Josué de Lima Carvalho, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA), Mestre em Contabilidade (PPGC/UFSC) doutorando em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido (PPGDSTU/UFPA), bacharel em Ciências Contábeis. Docente Unama, professor substituto UFRA.

Me. Ludimilla Dayara Peleja Azevedo, Universidad Federal del Oeste de Pará - UFOPA

Possui graduação em Enfermagem pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2006), graduação em Direito pela Universidade Federal Do Oeste do Pará (2014) e Especialização em Administração do Setor Público (2019), pela Faculdade Futura, mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Atuou como enfermeira do Programa Saúde da Família e na Coordenação do Programa Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura Municipal de Altamira. Foi docente no Centro Profissionalizante de Enfermagem (CEPROEN - Altamira). Atuou como professora e instrutora de estágio nos módulos saúde coletiva, saúde da mulher, farmacologia em enfermagem e metodologia aplicada à enfermagem no Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem - PROFAE (2008; 2009). Foi enfermeira do Programa de Saúde da Família e enfermeira plantonista do Centro de Saúde 24h do Santarenzinho da Prefeitura Municipal de Santarém. Atualmente é técnica em administração da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidad Federal del Oeste de Pará - UFOPA

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004, Coordenadora do LABMIDIA - Laboratório Didático Pedagógico Multimídia, projeto aprovado desde 1997. Implantou o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia em 2009, atuando como Coordenadora até 2012, quando é redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente é Professora Titular da UFOPA, lotada no Instituto de Ciências da Educação, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação desde sua implantação em 2013 até outubro de 2015, permanecendo como docente do quadro permanente do referido programa. Também é docente permanente junto ao Programa de doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e docente colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) - Mestrado Acadêmico, ambos da UFOPA. Também é docente permanente do Doutorado em Rede EDUCANORTE. É membro pesquisadora da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ? RIDES e assumiu sua presidência durante a gestão 2012-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e Psicólogos, Tecnologia Educacional, Educação Integral, Educação para a Sustentabilidade, Currículo, Política e Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Psicologia Escolar e Educacional, Resolução e Mediação de Conflitos, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire.

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