Literatura infantil e Relações Raciais: estudo sobre pesquisas com crianças

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Dr.ª Fabiana de Oliveira
Melissa Lapa Camilo

Resumo

 


O objetivo desta reflexão é analisar o uso da literatura infantil como instrumento metodológico em pesquisas realizadas com crianças, mais especificamente, estudos envolvendo crianças e relações raciais. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, a partir da análise de teses e dissertações da BDTD/ibict. O referencial adotado envolve campos da Sociologia da Infância e das Relações Raciais. A partir das investigações analisadas, as quais produziram pesquisas com crianças, tendo a literatura infantil como instrumento mediador de oficinas e das intervenções realizadas, pudemos perceber o quão importante é a realização de estudos que visam alcançar as crianças, ouvi-las, considerar suas perspectivas e emoções relacionadas à temática das relações raciais.


 


 

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Como Citar
OLIVEIRA, F. de; CAMILO, M. L. . Literatura infantil e Relações Raciais: estudo sobre pesquisas com crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23448.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23448. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento na área de Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (UM/Portugal) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto. É docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Melissa Lapa Camilo, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É docente da rede municipal de ensino.

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