Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
Main Article Content
Abstract
Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD. De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas; a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD e identificou a necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.