Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
Contenido principal del artículo
Resumen
Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD. De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas; a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD e identificou a necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.