Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância

Contenido principal del artículo

Sirlene Fabris Costa
Rita Buzzi Rausch

Resumen

Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por  uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD.  De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas;  a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação  continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD  e identificou a  necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
COSTA, S. F.; RAUSCH, R. B. Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 315–335, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Caderno Temático - Professores Iniciantes
Biografía del autor/a

Sirlene Fabris Costa, FURB

Sirlene Costa, Psicologa, Mestre em Educação (2012), professora da graduação e pósgraduação; professora tutora da EaD

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em educação pela UNICAMP. Docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB.