Refletindo sobre a formação de professores aos 10 anos de implantação da Licenciatura de Artes Visuais: relato de uma experiência.
Main Article Content
Abstract
O trabalho relata a experiência de uma oficina de criação a partir de estudos, apreciações e reflexões sobre arte contemporânea envolvendo alunos da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Objetivou-se levantar as possibilidades de intervenção nas concepções e práticas dos alunos sobre arte e ensino de arte. A proposta foi desencadeada por uma pesquisa dos antecedentes escolares dos licenciandos que revelou práticas reducionistas em Artes visuais como: desenho livre, preenchimento de mimeografados e trabalhos manuais associados às datas comemorativas. Contatou-se que essas vivências resultaram numa concepção estética que privilegia o figurativismo e o realismo como únicas formas de representação da realidade. A 26ª Bienal Internacional de São Paulo (2004) foi o evento catalizador da experiência teórico/pratica da oficina de criação. Como referencial teórico-metodológico geral foram utilizados prioritariamente autores e conceitos embasados no materialismo histórico e dialético quanto a historia da arte e sua função sociedade e na compreensão das relações entre as concepções de arte e estética e praticas artísticas escolares. A pesquisa-ação usada como estratégia metodológica deduziu possibilidades educativas na formação de professores de artes visuais através das práticas e estudos experienciados na oficina.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.