SIGNIFICADOS DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NOS MANUAIS DE DIDÁTICA GERAL
Main Article Content
Abstract
Este artigo apresenta resultados de pesquisa em que se analisaram configurações da Didática como disciplina escolar, tomando como material empírico manuais de Didática Geral publicados no Brasil a partir de 1980, conceitualmente entendidos como elementos visíveis do código disciplinar. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira etapa, foram localizados dezoito manuais de Didática caracterizados como obras produzidas para ensinar o professor a ensinar; na segunda etapa, foram selecionados para análise nove destes manuais, três de cada década (1980, 1990, 2000). As análises selecionadas para apresentação neste artigo referem-se particularmente aos elementos relacionados a duas categorias analíticas, o conceito de Didática e os temas apresentados como corpo de conhecimentos da disciplina. Os resultados apontaram que os debates acadêmicos no campo da Didática resultaram na focalização do objeto da disciplina em torno do ensino e dos elementos da ação docente, ressignificando suas finalidades. O código disciplinar da Didática expresso nos manuais, no período analisado, pode ser caracterizado como o de reaproximação dos seus conteúdos e finalidades com o espaço da sala de aula e com o ensino, sem desconsiderar outras dimensões que envolvem o trabalho docente.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.