A escola perante a leitura

Contenido principal del artículo

Esméria de Lourdes Savelli

Resumen

O texto tematiza a questão da leitura na escola, tomando-a como uma operação intelectual que ultrapassa o ato mecânico de identificar o escrito. A autora argumenta que o grande desafio posto à escola é romper com as práticas de leitura em que o ato de ler está submetido a mecanismos de decifração. Isso exige da escola, adotar como princípio norteador das práticas de leitura, a integração entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento, de maneira que as ações do ensino possam desencadear uma atividade reflexiva que permita à criança avançar em suas estratégias de questionamento da escrita.


Palavras-chave: escola, leitura, práticas de leitura, estratégias de leitura,
estatuto de leitor

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
SAVELLI, E. de L. A escola perante a leitura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1360. Acesso em: 22 jul. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo