Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho tem como foco a questão da profissionalidade do professor compreendida como um conjunto de habilidades, atitudes, valores e comportamentos, inerentes ao ser professor. Por se tratar de um processo de construção e reconstrução de saberes e do fazer docente, busca-se captar, no exercício da profissão, a possível relação com a autonomia docente. Para tanto, decidiu-se realizar uma investigação com professores que estão fazendo o curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Os dados coletados, fundamentados na revisão bibliográfica e natureza qualitativa da investigação, permitiram analisar os depoimentos, tendo como base três temas: da profissionalização à profissionalidade docente; formação profissional e saberes docente e saberes e autonomia docente. A partir desses temas foi possível realizar um balanço crítico de como as professoras agem, pensam e se articulam no espaço de trabalho, bem como os fatores que contribuem para a construção da sua autonomia.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
SANTOS, S. M. M.; DUBOC, M. J. O. Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo