A epistemologia do ensino da arte frente aos parâmetros curriculares nacionais: confluências e oposições conceituais
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Resumen
O presente trabalho apresenta um panorama das correntes teóricas do Ensino da Arte e propõe uma reflexão sobre as confluências e oposições entre as mesmas, com o objetivo de oferecer subsídios para análise da posição epistemológica dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Concluiu-se que o documento, apesar de oferecer uma proposta muito abrangente e buscar resgatar os conhecimentos específicos da área, apresenta ao longo do texto de fundamentação trechos nos quais se entrecruzam noções com bases teóricas diferenciadas ou mesmo incompatíveis. Assim, ficam comprometidas a coerência e a finalidade de oferecer ao professor de arte fundamentos teóricos sólidos para embasarem sua prática pedagógica.
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FISCH, C. B. R. A epistemologia do ensino da arte frente aos parâmetros curriculares nacionais: confluências e oposições conceituais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1459. Acesso em: 5 dic. 2025.
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Artigos em fluxo contínuo
