AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO

Contenido principal del artículo

Thomas Massao Fairchild

Resumen

Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
FAIRCHILD, T. M. AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484. Acesso em: 2 oct. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo

Artículos más leídos del mismo autor/a