Evaluaciones a gran escala: impactos en el desempeño del maestro Coordenador Pedagógico en la red de educación municipal de Belo Horizonte (Minas Gerais)

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Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
Vera Lúcia Nogueira

Resumen

Em um contexto de medidas de descentralização e de difusão da ideia de autonomia administrativa e pedagógica das instituições escolares públicas, sobretudo a partir dos anos de 1990, tem se ampliado o controle do Estado por intermédio dos testes em larga escala. Percebe-se a implementação de mecanismos de avaliação das instituições educacionais por meio de provas estandardizadas com publicização dos resultados, elaboração de rankings e maior responsabilização dos profissionais da educação. Este trabalho expõe resultados encontrados em uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e tem como objetivo discorrer sobre os impactos das avaliações em larga escala na atuação do Professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP). Para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 6 PCP que apontaram diferentes percepções em relação ao impactos das avaliações externas em seu cotidiano.

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Cómo citar
RODRIGUES DA ROCHA, M. A.; NOGUEIRA, V. L. Evaluaciones a gran escala: impactos en el desempeño del maestro Coordenador Pedagógico en la red de educación municipal de Belo Horizonte (Minas Gerais). Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14869.209209227143.0623. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14869. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografía del autor/a

Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pela UEMG. Atua como Pedagoga no Núcleo de Apoio Pedagógico da Escola de Engenharia da UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE). Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).