IX DIMA on-line: una experiencia de éxito en un período pandémico

Contenido principal del artículo

Eliziete Nascimento de Menezes
Francisco Arnaldo Lopes Bezerra
https://orcid.org/0000-0002-3560-0730
Maria José Costa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-9983-1653

Resumen

Este informe tiene como objetivo presentar una experiencia de realización del evento Diálogos de Matemáticas con Pedagogía en un período de aislamiento social debido a una pandemia global causada por Covid 19. Inicialmente, presentamos qué es DIMA, luego informamos la experiencia realizar el IX webinar DIMA en 2020, que proporciona una visión general de cómo se llevó a cabo el evento desde la planificación, la organización y la ejecución, de conformidad con las directrices de la OMS para el aislamiento social. Finalmente, hacemos algunas consideraciones destacando los puntos positivos de la realización de DIMA en línea y las posibilidades con el uso de tecnologías. Para finalizar nuestra discusión, reflexionamos sobre el papel de la Universidad y cuestionamos su postura ante el escenario de la pandemia.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
NASCIMENTO DE MENEZES, E.; LOPES BEZERRA, F. A.; COSTA DOS SANTOS, M. J. IX DIMA on-line: una experiencia de éxito en un período pandémico. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16139.209209228231.0715. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16139. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografía del autor/a

Eliziete Nascimento de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do grupo
de pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-Tercoa/CNPq, da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC na Linha Educação Currículo e Ensino. Eixo Ensino de Matemática, sob orientação da Professora Dr Maria José Costa dos Santos. Atualmente bolsista CAPES. Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Professor substituto da Prefeitura Municipal de Fortaleza - 2018. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), participando das pesquisas:Educação e formação humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935) 2015 / 2017. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), exercendo atividades de monitoria nas disciplinas: Antropologia da Educação sob a orientação da professora Bernadete Beserra. Atuou como bolsista voluntário do programa da Pró-reitoria de Extensão (Prex) Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2016 / 2017 Membro do grupo de pesquisa G-Tercoa. Pesquisando atualmente os seguintes temas: Educação. Pedagogia. Ensino de Matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos programas de Pós-graduação em Educação - (PPGE/UFC), e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique.  É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- (G-TERCOA/CNPq), Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE), e coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP/COIDEA/EDIEIA). Recebeu homenagem pelas suas contribuições para formação, em nível de pós-graduação dos professores da Rede Pública Municipal de Sobral(2019).