IX DIMA on-line: an exitient experience in a pandemic period

Main Article Content

Eliziete Nascimento de Menezes
Francisco Arnaldo Lopes Bezerra
https://orcid.org/0000-0002-3560-0730
Maria José Costa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-9983-1653

Abstract

This report aims to present an experience of conducting the event Dialogues of Mathematics with Pedagogy in a period of social isolation due to a global pandemic caused by Covid 19. Initially, we present what DIMA is, then we report the experience to hold the IX DIMA webinar in 2020, providing an overview of how the event took place from planning, organization and execution, in compliance with WHO guidelines for social isolation. Finally, we make some considerations highlighting positive points of the realization of DIMA online and possibilities with the use of technologies. To end our discussion, we reflected on the role of the University and questioned its posture in the face of the pandemic scenario.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
NASCIMENTO DE MENEZES, E.; LOPES BEZERRA, F. A.; COSTA DOS SANTOS, M. J. IX DIMA on-line: an exitient experience in a pandemic period. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16139.209209228231.0715. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16139. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Author Biographies

Eliziete Nascimento de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do grupo
de pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-Tercoa/CNPq, da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC na Linha Educação Currículo e Ensino. Eixo Ensino de Matemática, sob orientação da Professora Dr Maria José Costa dos Santos. Atualmente bolsista CAPES. Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Professor substituto da Prefeitura Municipal de Fortaleza - 2018. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), participando das pesquisas:Educação e formação humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935) 2015 / 2017. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), exercendo atividades de monitoria nas disciplinas: Antropologia da Educação sob a orientação da professora Bernadete Beserra. Atuou como bolsista voluntário do programa da Pró-reitoria de Extensão (Prex) Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2016 / 2017 Membro do grupo de pesquisa G-Tercoa. Pesquisando atualmente os seguintes temas: Educação. Pedagogia. Ensino de Matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos programas de Pós-graduação em Educação - (PPGE/UFC), e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique.  É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- (G-TERCOA/CNPq), Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE), e coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP/COIDEA/EDIEIA). Recebeu homenagem pelas suas contribuições para formação, em nível de pós-graduação dos professores da Rede Pública Municipal de Sobral(2019).