Retratos femeninos en el siglo XIX a través de la prensa: revista A Palavra: Revista Litteraria dedicada a la instruccíon y recreacíon de la mujer (1891-1897)

Contenido principal del artículo

Maria Heloisa Scheel da Silva
Dr.ª Simone Burioli
Luana Beatriz Paes Magalhães

Resumen

El objetivo de este trabajo fue relevar y analizar la instrucción de la mujer en la revista A Palavra: Revista Litteraria dedicada á instrucção e recreio da mulher entre los años 1891 y 1897, considerando el rol social femenino de la época, y buscando comprender cómo se instruyó a las mujeres a través de la prensa. Para alcanzar dicha meta, la metodología adoptada fue el estudio documental de las publicaciones de la revista, disponibles en el acervo digital del sitio oficial de la Biblioteca Nacional Digital – Brasil, así como un relevamiento bibliográfico sobre el tema. La investigación se basa en autores como Floresta (1989), Vaquinhas (1997), Cunha (2014) y Del Priore (2020), entre otros, que trabajan con el tema, con el fin de contextualizar y establecer relaciones con el análisis. Dentro de la revista existe una sección llamada A mulher, donde fue posible ubicar la mayoría de los artículos y comprender las condiciones en las que vivían, siendo disminuidas y sometidas a los hombres de su familia.

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Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, M. H. S. da; BURIOLI, S.; MAGALHÃES, L. B. P. . Retratos femeninos en el siglo XIX a través de la prensa: revista A Palavra: Revista Litteraria dedicada a la instruccíon y recreacíon de la mujer (1891-1897). Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23265.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23265. Acesso em: 5 dic. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Maria Heloisa Scheel da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participou como não bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC). Atuou como estagiária na área da Educação Infantil na rede estadual de ensino do Paraná. Área de interesse: História da educação; História da educação da mulher.

Dr.ª Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara, 2020), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2016), mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2009), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL 2010-Atual), na área de História da Educação e também professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Faz parte do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE/UEL e do projeto MEL - Museu Escolar de Londrina. Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação (2022-atual). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Culturas e Práticas - GEPHECP. É membro da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educativas, educação rural, fontes, arquivos escolares, imprensa pedagógica, pesquisa educacional e formação de professores.

Luana Beatriz Paes Magalhães, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, mestranda em educação também na Universidade Estadual de Londrina.

Citas

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