FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE

Contenido principal del artículo

Victor Julierme Santos da Conceição
Hugo Norberto Krug
Eduardo Batista von Borowski
Jéssica Serafim Frasson

Resumen

O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; KRUG, H. N.; VON BOROWSKI, E. B.; FRASSON, J. S. FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 86–97, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Didática e Práticas de Ensino