FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE

Main Article Content

Victor Julierme Santos da Conceição
Hugo Norberto Krug
Eduardo Batista von Borowski
Jéssica Serafim Frasson

Abstract

O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. 

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; KRUG, H. N.; VON BOROWSKI, E. B.; FRASSON, J. S. FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 86–97, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771. Acesso em: 22 nov. 2024.
Section
Didática e Práticas de Ensino