Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional
Contenido principal del artículo
Resumen
No contexto de transformações tecnológicas e paradigmáticas nas diversas instituições das sociedades, o Projeto Escola do Futuro foi concebido e materializado em 5 escolas municipais de Ensino Fundamental do município de São Carlos - SP, tendo em seu escopo o ideal de uma educação inclusiva, tecnologicamente atualizada e orientada para a demanda de sua comunidade. Diante das contribuições recentes da literatura científica a respeito da centralidade do educador no trabalho formativo, considerando a sua subjetividade em associação às condições objetivas oferecidas (tais como recursos didáticos, cultura institucional etc.), este trabalho está centrado em responder à questão: quais concepções, anseios e expectativas estão presentes nas escolas que se encontram na iminência da implantação de um projeto de inovação tecnológica, sob a ótica de seus sujeitos ? Tomando como principal fonte de dados os depoimentos - coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado - dos sujeitos envolvidos com a Escola do Futuro, os resultados sinalizam algumas indefinições constantes no projeto, relacionadas a conceitos fundamentais face aos desafios e perspectivas de seu sucesso, dentre eles: democracia, cultura comunitária, tecnologia e alfabetização tecnológica. Concluindo, traçamos algumas considerações sobre a necessidade da construção de práticas que favoreçam a vivência e o fortalecimento do diálogo permanente.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
MONACO, F. M.; MIZUKAMI, M. da G. N. Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo