ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?

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Tatiane Christine Bierksteker

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem.

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Como Citar
BIERKSTEKER, T. C. ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471. Acesso em: 3 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo