Metodologias ativas no ensino de química: o olhar dos professores sobre os desafios antes, durante e após o ensino remoto
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas objetivando analisar a visão dos professores de química das escolas públicas estaduais dos municípios de Nova Venécia e São Mateus, no Espírito Santo, em relação à aplicação das metodologias ativas em suas aulas. O contexto considerado abrange os períodos anterior, durante e posterior à pandemia da Covid-19, como também suas consequências para a sociedade. Foram entrevistados 16 professores que atuam em 10 das 13 escolas de ensino médio da região, obtendo-se dados que abrangem diversas realidades. Esses dados foram tratados utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados apontaram que, embora as metodologias ativas já fossem conhecidas, sua adoção foi intensificada durante o período pandêmico. Entretanto, verificou-se a necessidade de considerar os problemas estruturais e organizacionais das escolas, bem como os contextos sociais dos alunos, para uma implementação adequada dessas metodologias.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 429 p.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís A. Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. 226 p.
BEDIN, F. C. et al. Tendências metodológicas da pesquisa em ensino de química na revista “Química Nova na Escola” - 1995 a 2017. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 256-277. São Paulo, 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/224/205. Acesso em: 24 jan. 2022.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 08 nov. 2021.
CARVALHO, A. M. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794. Belo Horizonte: UFMG, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Acesso em: 23 jan. 2022.
CONDE, I. B. et al. Percepções de professores de química no período da pandemia de COVID-19 sobre o uso de jogos virtuais no ensino remoto. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, p. 1-11, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19070. Acesso em: 10 fev. 2022.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288. Pelotas: 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 08 nov. 2021.
ESPÍRITO SANTO. Decreto nº 4597, de 16 de Março de 2020. [Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19) na área da educação, e dá outras providências]. Vitória: Gabinete do Governador, 2020. Disponível em: https://servidor.es.gov.br/Media/PortalServidor/Documentos/DECRETO%20N%C2%BA%204597-R-2020.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=VMQqEAAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 03 fev. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 54 p.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Editora Atica, 2003. 319 p.
GOVERNO ES. Aulas presenciais para o Ensino Médio da Rede Estadual retornam no próximo dia 13 de outubro. 2020. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/aulas-presenciais-para-o-ensino-medio-da-rede-estadual-retornam-no-proximo-dia-13-de-outubro. Acesso em: 10 fev. 2022.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, v. 1, n. 3, p. 326-340. Rio Branco: UFAC, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2570. Acesso em: 20 jan. 2022.
LIMA-JUNIOR, C. G. et al. Aplicação do modelo híbrido de rotação por estações no ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6, n. 2, p. 133-162. UFRPE, 2021. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2862. Acesso em: 20 jan. 2022.
MELO, W. V.; BIANCHI, C. S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 43-59. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946. Acesso em: 21 nov. 2021.
MÓL, G. S. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 495-513. São Paulo: SE&PQ, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140/96. Acesso em: 22 jan. 2022.
MÓL, G. S.; SILVA, R. M.; SOUZA, F. N. Dificuldades e perspectivas para a pesquisa no ensino de química no Brasil. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4344/3272. Acesso em: 22 jan. 2022.
MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al (org). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2018/03/metodologias-ativas-e-modelos-hibridos.html. Acesso em: 16 nov. 2021.
MORAN, J. Metodologias Ativas em Sala de Aula. Pátio Ensino Médio, n. 39. Porto Alegre: Grupo A, 2019. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/Metodologias_Ativas_Sala_Aula.pdf. Acesso em: 03 fev.2022.
MOTA, A.; ROSA, C. W. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161/4811. Acesso em: 03 mar. 2022.
NOVA, E. B.; COELHO, A. L. Trilhando “velhos” e “novos” caminhos: a utilização de metodologias ativas no ensino de química na educação básica (Revisão integrativa de publicações do ENEQ). In: SALES, R. S. (org). Química: Ensino, Conceitos e Fundamentos: v. 2. 1 ed. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/trilhando-velhos-e-novos-caminhos-a-utilizacao-de-metodologias-ativas-no-ensino-de-quimica-na-educacao-basica-revisao-integrativa-de-publicacoes-do-eneq. Acesso em: 24 jan. 2022.
PEREIRA, F. I. Aprendizagem por pares e os desafios da educação para o senso crítico. International Journal on Active Learning, v. 2, n. 1, p. 6-12. Rio de Janeiro: UNISUAM, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341035973_APRENDIZAGEM_POR_PARES_E_OS_DESAFIOS_DA_EDUCACAO_PARA_O_SENSO_CRITICO. Acesso em: 20 jan. 2022.
RODRIGUES, N. C. et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. 1-17, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13978. Acesso em: 26 jan. 2022.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, p. 49-67. Belo Horizonte: UFMG, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Acesso em: 24 nov. 2021.
SCHNETZLER, R. P.; SOUZA, T. A. O desenvolvimento da pesquisa em educação e o seu reconhecimento no campo científico da química. Revista Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 1, p. 1-19, 2018. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/1049/1118. Acesso em: 20 jan. 2022.
SEDU. Portaria nº 048-R, de 01 de abril de 2020. [Institui o programa escolar no âmbito das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo e demais providências]. Vitória, 2020a. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Portaria%20n%C2%BA%20048-R%20-%20Programa%20EscoLAR%20revisada%20-%2001.04.2020-2.pdf. Acesso em 10 fev. 2022.
SEDU. Escolas Estaduais. SEDU, 2022b. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/escolas-e-diretores. Acesso em: 10 fev. 2022.
SESA. Portaria conjunta SESA/SEDU nº 06-R, de 21 de julho de 2021. [Suspende as restrições sanitárias que subsidiavam a decisão de não obrigatoriedade do ensino presencial e dispõe sobre a frequência presencial dos estudantes em instituições de ensino no âmbito do Estado do Espírito Santo]. Vitória, 2021. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/coronavirus/Portarias/PORTARIA%20CONJUNTA%20SESA_SEDU%20N%C2%BA%2006-R,%20Suspende%20as%20restri%C3%A7%C3%B5es%20sanit%C3%A1rias.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
SILVA, A. J. et al. Tempos de Pandemia: Efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma escola pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education, Science and Health, v. 1, n. 3, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/36/20. Acesso em: 31 jan. 2022.
SILVA, J. B; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309. Acesso em: 26 jan. 2022.
SOARES, J. R. Atualidade dos fundamentos da escola nova na educação brasileira. Educação em Debate, v. 1, n. 47, p. 25-33, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15193/1/2004_art_jrsoares.pdf. Acesso em: 03 mar. 2022.
TEIXEIRA, L. H. A abordagem tradicional de ensino e suas repercussões sob a percepção de um aluno. Revista Educação em Foco, n. 10, p. 93-103. Amparo: UNISEPE, 2018. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/educacao-em-foco/ano-2018/. Acesso em: 24 nov. 2021.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E.; GERALDINI, A. F. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, p. 455-478. Curitiba: PUCPRESS, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/9900. Acesso em: 24 jan. 2022.