Didática Histórico-Crítica: bases essenciais para a luta de classes na educação escolar

Conteúdo do artigo principal

Me. Leonardo Carlos Andrade
https://orcid.org/0000-0002-0324-6079
Dr.ª Rosimeri da Silva Pereira
https://orcid.org/0000-0002-0117-0795

Resumo

A presente resenha do livro intitulado “Fundamentos da Didática Histórico-Crítica”, foi elaborada no contexto de produção do 3º Ciclo de Estudos" do Instituto Federal Goiano-Ceres, em parceria com as Universidades Federais do RJ, Catalão e de Goias (UNIRIO, UFCat e UFG). Organizada por Galvão, Lavoura e Martins (2019), esta obra representa uma síntese robusta de pressupostos teórico-práticos que possibilitam compreender a organização do trabalho docente à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e do marxismo e nos revela que a Didática Histórico-Critica é a que identifica a prática social como ponto de partida e chegada, pois pelo movimento da síncrese à síntese cada indivíduo singular pode incorporar efetivamente os instrumentos culturais da universalidade humana como um processo de catarse. Para isso, considera os elementos mediadores na atividade particular da ação pedagógica – a ação da problematização e da instrumentalização.   

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, L. C. .; PEREIRA, R. da S. . Didática Histórico-Crítica: bases essenciais para a luta de classes na educação escolar. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–7, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23014.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23014. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Me. Leonardo Carlos Andrade, Instituto Federal Goiano - IFGoiano

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Presidente do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (NAIF) do IFGoiano. Mestre em Educação Física na linha de estudos Pedagógicos e Socioculturais pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Especialista em Psicologia dos Processos Educativos pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; Especialista em Educação Escolar pela Universidade Federal de Catalão; Graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá. Possui formação complementar no campo da Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Social; Coordenador do GEPEFI/UFG e Coordenador Geral do Ciclo de Estudos Fundamentos do Ensino Médio Integrado (IFGoiano); Membro do Grupo de Estudos Capital e Teoria do Valor (FE/UFG). Professor convidado na Pós-graduação em Educação e Direitos Humanos da UFCAT e orientador no curso de Pós-graduação em Movimento Humano da UEG. Parecerista Ad Hoc em revistas científicas brasileiras no campo da Educação; Coordenador Interinstitucional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Principais temas de estudo: Pedagogia Histórico-Crítica, Fundamentos da Educação, Escola e Educação Física.

Dr.ª Rosimeri da Silva Pereira, Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui Doutorado em História da Educação pela UNICAMP (2013), é Graduada em Pedagogia (2000) e Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS , É Professora Adjunta da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,  com atuação nas áreas de História da Educação, Política e Pensamento Educacional no Brasil. Vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (NEPHB/UNIRIO e ao Grupo de Pesquisa Nacional História Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR / UNICAMP. UNIRIO 

Referências

GALVÃO, A. C.; MARTINS, LM; LAVOURA, T. N. Fundamentos de la didáctica histórico-crítica. Campinas: Autores asociados, 2019.

GASPARIN, J. L. Una didáctica para la pedagogía histórico-crítica. 5. ed. rev., 2. reimpresión. Campinas, SP: Autores asociados, 2012.

LAVOURA, T.N.; MARSIGLIA, A. C. G. La pedagogía histórico-crítica y la defensa de la transmisión de conocimientos elaborados: apuntes sobre el método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, núm. 1, pág. 345-376, enero/abril. 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p345

AVOURA, T. N. La dialéctica singular-universal-particular y el método de la pedagogía histórico-crítica. Matices: estudios sobre Educación, Presidente Prudente-SP, v. 29, núm. 2, p.4-18, mayo/agosto de 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044

AVOURA, T.N.; MARTINS, L. M. La dialéctica de la enseñanza y el aprendizaje en la actividad pedagógica histórico-crítica. Interfaz (Botucatu) [en línea]. vol.21, n.62, págs.531-541, 2017.

LEONTIEV, A. El desarrollo de la psique. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARSIGLIA, A. C. G. Práctica pedagógica histórico-crítica en la educación infantil y primaria. Campinas: Autores asociados, 2011.

MARSIGLIA, A. C. G. Aportes a los fundamentos teóricos de la práctica pedagógica histórico-crítica. En: MARSIGLIA, Ana Carolina G. (Org.). Infancia y Pedagogía Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores asociados, 2013.

MARSIGLIA, A.C.G.; MARTINS, LM; LAVOURA, T. N. Hacia otra didáctica histórico-crítica: superación de la inmediatez, el logicismo formal y otros reduccionismos del método dialéctico. Revista en línea HISTEDBR, v. 19, pág. 1-28, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380

MARX, K. Manuscritos económico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K.; ENGELS, F. Ideología alemana. Trans. por Rubens Enderli et al. São Paulo: Boitempo, 2007.

SAVIANI, D. Escuela y Democracia: teorías de la educación, manejo del palo, once tesis sobre educación y política. São Paulo: Cortez, 1984.

SAVIANI, D. Pedagogía histórico-crítica: primeras aproximaciones. 9ª edición. Campinas, SP: Autores Asociados, 2011.