O desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir de brincadeiras com crianças na Educação Infantil: uma experiência na formação docente
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Resumo
O presente artigo visa relatar e analisar seis experiências práticas desenvolvidas pelos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAPE nas escolas municipais de Garanhuns-PE, envolvendo brincadeiras com crianças, tendo como foco as linguagens oral e escrita. Para as análises dos relatos aqui apresentados, tomamos como referencial a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977). Recebemos dos licenciandos 16 relatos de brincadeiras: traçamos um plano de análise, escolha e seleção, em seguida identificamos as características e peculiaridades em cada experiência relatada. As atividades analisadas envolveram a organização de sala de aula com brinquedos e outros recursos didáticos simulando hospitais, mercadinhos, festa de aniversário e contos de fadas. As análises dos relatos revelaram que o brincar e as interações aqui expostas constituem elementos importantes para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças e para os estudantes em formação, assim evidenciados a partir das reflexões dos futuros pedagogos nas situações sociocomunicativas reveladas nas brincadeiras.
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