Para pensar a música, a infância e a escola: criatividade, agência e jogo em movimento

Conteúdo do artigo principal

Vivian Agnolo Madalozzo
Tiago Madalozzo

Resumo

Neste texto, partimos da premissa de que a música é parte fundamental das culturas infantis, uma vez que as crianças se expressam por meio da música e com ela apreendem o mundo. O objetivo de nossa discussão é refletir sobre os elementos pedagógicos da estética da música concreta, enquanto modo experimental de contato com o som, articulando-os a estratégias de ensino-aprendizagem da música na escola. Para tanto, propomos um diálogo entre a Educação musical e os Estudos sociais da infância a partir da análise de duas narrativas que orientam a construção da argumentação teórica. Ao final, apresentamos implicações para a prática pedagógica e para a formação continuada de professores, com destaque para: a reflexão sobre as relações de participação e de agência das crianças em suas produções musicais na escola; e a construção de uma maior afinação do olhar e da escuta do adulto-professor em relação às produções musicais das crianças na escola por meio da estratégia do jogo corporal-musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MADALOZZO, V. A.; MADALOZZO, T. Para pensar a música, a infância e a escola: criatividade, agência e jogo em movimento. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24310.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24310. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Crianças, jogo e imaginação: percursos inventivos (com e) através da arte contemporânea
Biografia do Autor

Vivian Agnolo Madalozzo, Universidade do Minho - UMINHO

Doutoranda em Estudos da Criança na área de Infância, Cultura e Sociedade pelo CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Bolsista de investigação e desenvolvimento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/Portugal - https://doi.org/10.54499/UI/BD/154433/2022). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Professora dos cursos de Música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Fundadora e Professora de musicalização infantil na Alecrim Dourado Formação Musical (2010-2023) em Curitiba/PR. Mestre em Música - Cognição musical pela Universidade Federal do Paraná, licenciada pela mesma instituição em Educação Musical.

Tiago Madalozzo, Instituto Politécnico de Bragança

Doutor em Música com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Professor Assistente Convidado do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Foi Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná – campus de Curitiba II (2014-2023), Professor Colaborador do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Paraná (2010-2012) e Professor de musicalização infantil e iniciação musical para crianças de 0 a 8 anos na Alecrim Dourado Formação Musical (2010-2017) em Curitiba. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente – GAEFO (UNESPAR) e do Educamovimento / Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil – NEPIE (UFPR), investigador integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (IPB) e investigador colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (UMinho). É coeditor da Revista Música na Educação Básica (Associação Brasileira de Educação Musical), membro do Conselho Editorial do International Journal of Music Education (Sage/ISME) e da Revista Portuguesa de Educação Musical (APEM), e reviews editor do International Journal of Music in Early Childhood (Intellect/ECMMA).

Referências

BARRETT, M. S. Sounding lives in and through music: a narrative inquiry of the ‘everyday’ musical engagement of a young child. Journal of Early Childhood Research, v. 7, n. 2, p. 115-134, jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1476718X09102645. Acesso em: 15 jun. 2025.

BARRETT, M. S. Towards a cultural psychology of music education. In: BARRETT, M. S. (org.). A Cultural Psychology of Music Education. [s.l.] Oxford University Press, 2011. p. 1-16.

BARRETT, M. S.; STAUFFER, S. L. (org.). Narrative Soundings: An Anthology of Narrative Inquiry in Music Education. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012.

BONA, M. Carl Orff: um compositor em cena. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 125-156.

BURNARD, P. Musical Creativities in Practice. [s.l.]: Oxford University Press, 2012.

CAMARGO, G. B.; GARANHANI, M. C. O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239129por. Acesso em: 15 jun. 2025.

CORSARO, W. A. The sociology of childhood. 3. ed. London: SAGE Publications, 2011.

CUBASCH, P. Elementares Musizieren oder leibhaftige bildung mit musik und bewegung. Orff-Schulwerk-Informationen, v. 62, p. 19-24, 1999. Disponível em: https://www.iosfs.org/_files/ugd/8289b4_6af060f2b1c14b1cb08b08faf3157a0c.pdf. Acesso em: 15 jun. 2025.

CUNHA, S. M. da. Descobertas, encantamentos e aprendimentos: dupla escuta na educação musical da infância. In: GÓES, M. S. (Org). (Inter) conexões da arte contemporânea com crianças e formação de professoras/es. Vitória: Digital ProEx, 2024. p. 27-36. Disponível em http://repositorio.ufes.br/handle/10/17681. Acesso em: 15 jun. 2025.

DELALANDE, F. La musique est un jeu d’enfant. Paris: Buchet/Chastel, 1984.

FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 05-41, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/empauta/article/view/8526. Acesso em: 15 jun. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FONTERRADA, M. T. de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.

GAINZA. V. H. de. Ochos estudios de psicopegagogia musical. Buenos Aires: Paidós, 1982.

GARANHANI, M. C.; PAULA, D. H. L. de. Notas sobre a educação do corpo da criança em movimento. In GONÇALVES, J. C.; GARANHANI, M. C.; GONÇALVES, M. B. (org.), Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 85-95.

GARANHANI, M. C., PAULA, D. H. de; CAMARGO, G. B. Corpo criança: um conceito em construção nas pesquisas com crianças. Cadernos De Educação, n. 68, e024021, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27036. Acesso em: 15 jun. 2025.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24–54, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.18222/eae255720142823. Acesso em: 15 jun. 2025.

GORDON, E. E. Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

GREEN, L. Music, informal learning and the school: A new classroom pedagogy. Great Britain: Ashgate, 2008.

GRIFFITHS, P. A música moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

GROVE Dicionário de Música - Edição Concisa. ed. Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.

JAMES, A.; PROUT, A. (org.). Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary Issues in the Sociological Study of Childhood. London: RoutledgeFalmer, 1997.

KARLSEN, S.; WESTERLUND, H. Immigrant students’ development of musical agency - exploring democracy in music education. British Journal of Music Education, v. 27, n. 3, p. 225-239, nov. 2010. Disponível em: http://doi.org/10.1017/S0265051710000203. Acesso em: 15 jun. 2025.

MACHLIS, J. Introduction to contemporary music. New York: Norton, 1961.

MADALOZZO, T. Os músicos e os poderosos: cantando conforme (ou contra?) a maré. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/planos-de-aula-producao-musical-periodo-barroco-musicos-mecenas-poder-775050.shtml. Acesso em: 05 mar. 2014.

MADALOZZO, T. “Eu quero [ouvir] de novo!”: o envolvimento criAtivo de crianças de 5 anos na musicalização infantil. Revista da Abem, v. 29, p. 120-136, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.33054/ABEM20212907. Acesso em: 15 jun. 2025.

MADALOZZO, T. CreActive listening in music education: children engaging their entire moving bodies. In: MURILLO, A.; TEJADA, J.; RIAÑO, M. E.; FOLETTO, C.; CARVALHO, S.; SOLÉ, L. (org). Exploring creativities. Creation as a strategy for learning music and the arts. València: EdictOràlia, 2023. p. 197-219.

MADALOZZO, T.; MADALOZZO, V. D. A. B.; PRODOSSIMO, A. H. S.; FREITAS, C. W. S. F. Culturas da infância na educação musical: O jogo corporal-musical e a aprendizagem. In: BULATY, A.; OLIVEIRA, M.; MADALOZZO, T. (org). A(s) infância(s): olhares e escutas sobre formação, práticas e políticas. Santa Maria: Arco, 2022. p. 104-121. Disponível em: http://doi.org/10.48209/978-65-5417-019-5. Acesso em: 15 jun. 2025.

MADALOZZO, V. A.; FERNANDES, N.; ILARI, B. Intersections between music education and the sociology of childhood in Brazil: Searching for children’s agency and musical protagonism. Global Studies of Childhood, v. 15, n. 2, p. 209-224, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1177/20436106251341221. Acesso em: 15 jun. 2025.

MALAGUZZI, L.; GANDINI, L. For an education based on relationships. Young Children, v. 49, n. 1, p. 9-12, 1993. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/42725534. Acesso em: 15 jun. 2025.

MARCHI, R. As Teorias da Socialização e o Novo Paradigma para os Estudos Sociais da Infância. Educação & Realidade, v. 34, n. 1, p. 227-246, jan./abr. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8467. Acesso em: 15 jun. 2025.

MARCHI, R. A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 617-637, mai./ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019. Acesso em: 15 jun. 2025.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009

PALHEIROS, G.; BOURSCHEIDT, L. Jos Wuytack: a pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 305-341.

PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, B. (org). Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 361-378, mai./ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200003. Acesso em: 15 jun. 2025.

SARMENTO, M. J. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: Desafios conceituais e praxeológicos. In: R. T. Ens; M. C. Garanhani (Org.). Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.

SARMENTO, M. J. Culturas Infantis / Children’s Cultures. In: TOMÁS, C.; TREVISAN, G.; CARVALHO, M. J.; FERNANDES, N. (org). Conceitos chave em Sociologia da Infância. Perspetivas globais. Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives. Braga: UMinho Editora, 2021. p. 179-185. Disponível em: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.36.22. 15 jun. 2025.

SCHAFER, R. M. Creative music education. New York: Schirmer Books, 1976.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petropolis: Vozes, 2014.

WIGGINS, J. Teaching for musical understanding. New York: MgGraw-Hill, 2001.

WILLEMS, E. Educacion musical: Guía didáctica para el maestro. Buenos Aires: Ricordi, 1969.

WUYTACK, J.; BOAL-PALHEIROS, G. Audição musical activa: livro do professor. Porto: AWPM, 1995.

YOUNG, S. Music with the Under-Fours. London: Routledge, 2003.

YOUNG-BRUEHL, E. Childism: confronting prejudice against children. New Haven: Yale University Press, 2012.