Para pensar a música, a infância e a escola: criatividade, agência e jogo em movimento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto, partimos da premissa de que a música é parte fundamental das culturas infantis, uma vez que as crianças se expressam por meio da música e com ela apreendem o mundo. O objetivo de nossa discussão é refletir sobre os elementos pedagógicos da estética da música concreta, enquanto modo experimental de contato com o som, articulando-os a estratégias de ensino-aprendizagem da música na escola. Para tanto, propomos um diálogo entre a Educação musical e os Estudos sociais da infância a partir da análise de duas narrativas que orientam a construção da argumentação teórica. Ao final, apresentamos implicações para a prática pedagógica e para a formação continuada de professores, com destaque para: a reflexão sobre as relações de participação e de agência das crianças em suas produções musicais na escola; e a construção de uma maior afinação do olhar e da escuta do adulto-professor em relação às produções musicais das crianças na escola por meio da estratégia do jogo corporal-musical.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BARRETT, M. S. Sounding lives in and through music: a narrative inquiry of the ‘everyday’ musical engagement of a young child. Journal of Early Childhood Research, v. 7, n. 2, p. 115-134, jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1476718X09102645. Acesso em: 15 jun. 2025.
BARRETT, M. S. Towards a cultural psychology of music education. In: BARRETT, M. S. (org.). A Cultural Psychology of Music Education. [s.l.] Oxford University Press, 2011. p. 1-16.
BARRETT, M. S.; STAUFFER, S. L. (org.). Narrative Soundings: An Anthology of Narrative Inquiry in Music Education. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012.
BONA, M. Carl Orff: um compositor em cena. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 125-156.
BURNARD, P. Musical Creativities in Practice. [s.l.]: Oxford University Press, 2012.
CAMARGO, G. B.; GARANHANI, M. C. O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239129por. Acesso em: 15 jun. 2025.
CORSARO, W. A. The sociology of childhood. 3. ed. London: SAGE Publications, 2011.
CUBASCH, P. Elementares Musizieren oder leibhaftige bildung mit musik und bewegung. Orff-Schulwerk-Informationen, v. 62, p. 19-24, 1999. Disponível em: https://www.iosfs.org/_files/ugd/8289b4_6af060f2b1c14b1cb08b08faf3157a0c.pdf. Acesso em: 15 jun. 2025.
CUNHA, S. M. da. Descobertas, encantamentos e aprendimentos: dupla escuta na educação musical da infância. In: GÓES, M. S. (Org). (Inter) conexões da arte contemporânea com crianças e formação de professoras/es. Vitória: Digital ProEx, 2024. p. 27-36. Disponível em http://repositorio.ufes.br/handle/10/17681. Acesso em: 15 jun. 2025.
DELALANDE, F. La musique est un jeu d’enfant. Paris: Buchet/Chastel, 1984.
FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 05-41, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/empauta/article/view/8526. Acesso em: 15 jun. 2025.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FONTERRADA, M. T. de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
GAINZA. V. H. de. Ochos estudios de psicopegagogia musical. Buenos Aires: Paidós, 1982.
GARANHANI, M. C.; PAULA, D. H. L. de. Notas sobre a educação do corpo da criança em movimento. In GONÇALVES, J. C.; GARANHANI, M. C.; GONÇALVES, M. B. (org.), Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 85-95.
GARANHANI, M. C., PAULA, D. H. de; CAMARGO, G. B. Corpo criança: um conceito em construção nas pesquisas com crianças. Cadernos De Educação, n. 68, e024021, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.27036. Acesso em: 15 jun. 2025.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24–54, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.18222/eae255720142823. Acesso em: 15 jun. 2025.
GORDON, E. E. Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
GREEN, L. Music, informal learning and the school: A new classroom pedagogy. Great Britain: Ashgate, 2008.
GRIFFITHS, P. A música moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
GROVE Dicionário de Música - Edição Concisa. ed. Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.
JAMES, A.; PROUT, A. (org.). Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary Issues in the Sociological Study of Childhood. London: RoutledgeFalmer, 1997.
KARLSEN, S.; WESTERLUND, H. Immigrant students’ development of musical agency - exploring democracy in music education. British Journal of Music Education, v. 27, n. 3, p. 225-239, nov. 2010. Disponível em: http://doi.org/10.1017/S0265051710000203. Acesso em: 15 jun. 2025.
MACHLIS, J. Introduction to contemporary music. New York: Norton, 1961.
MADALOZZO, T. Os músicos e os poderosos: cantando conforme (ou contra?) a maré. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/planos-de-aula-producao-musical-periodo-barroco-musicos-mecenas-poder-775050.shtml. Acesso em: 05 mar. 2014.
MADALOZZO, T. “Eu quero [ouvir] de novo!”: o envolvimento criAtivo de crianças de 5 anos na musicalização infantil. Revista da Abem, v. 29, p. 120-136, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.33054/ABEM20212907. Acesso em: 15 jun. 2025.
MADALOZZO, T. CreActive listening in music education: children engaging their entire moving bodies. In: MURILLO, A.; TEJADA, J.; RIAÑO, M. E.; FOLETTO, C.; CARVALHO, S.; SOLÉ, L. (org). Exploring creativities. Creation as a strategy for learning music and the arts. València: EdictOràlia, 2023. p. 197-219.
MADALOZZO, T.; MADALOZZO, V. D. A. B.; PRODOSSIMO, A. H. S.; FREITAS, C. W. S. F. Culturas da infância na educação musical: O jogo corporal-musical e a aprendizagem. In: BULATY, A.; OLIVEIRA, M.; MADALOZZO, T. (org). A(s) infância(s): olhares e escutas sobre formação, práticas e políticas. Santa Maria: Arco, 2022. p. 104-121. Disponível em: http://doi.org/10.48209/978-65-5417-019-5. Acesso em: 15 jun. 2025.
MADALOZZO, V. A.; FERNANDES, N.; ILARI, B. Intersections between music education and the sociology of childhood in Brazil: Searching for children’s agency and musical protagonism. Global Studies of Childhood, v. 15, n. 2, p. 209-224, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1177/20436106251341221. Acesso em: 15 jun. 2025.
MALAGUZZI, L.; GANDINI, L. For an education based on relationships. Young Children, v. 49, n. 1, p. 9-12, 1993. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/42725534. Acesso em: 15 jun. 2025.
MARCHI, R. As Teorias da Socialização e o Novo Paradigma para os Estudos Sociais da Infância. Educação & Realidade, v. 34, n. 1, p. 227-246, jan./abr. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8467. Acesso em: 15 jun. 2025.
MARCHI, R. A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 617-637, mai./ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019. Acesso em: 15 jun. 2025.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009
PALHEIROS, G.; BOURSCHEIDT, L. Jos Wuytack: a pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 305-341.
PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, B. (org). Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 361-378, mai./ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200003. Acesso em: 15 jun. 2025.
SARMENTO, M. J. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: Desafios conceituais e praxeológicos. In: R. T. Ens; M. C. Garanhani (Org.). Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.
SARMENTO, M. J. Culturas Infantis / Children’s Cultures. In: TOMÁS, C.; TREVISAN, G.; CARVALHO, M. J.; FERNANDES, N. (org). Conceitos chave em Sociologia da Infância. Perspetivas globais. Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives. Braga: UMinho Editora, 2021. p. 179-185. Disponível em: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.36.22. 15 jun. 2025.
SCHAFER, R. M. Creative music education. New York: Schirmer Books, 1976.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petropolis: Vozes, 2014.
WIGGINS, J. Teaching for musical understanding. New York: MgGraw-Hill, 2001.
WILLEMS, E. Educacion musical: Guía didáctica para el maestro. Buenos Aires: Ricordi, 1969.
WUYTACK, J.; BOAL-PALHEIROS, G. Audição musical activa: livro do professor. Porto: AWPM, 1995.
YOUNG, S. Music with the Under-Fours. London: Routledge, 2003.
YOUNG-BRUEHL, E. Childism: confronting prejudice against children. New Haven: Yale University Press, 2012.