Pandemia, plataformas e trabalho docente: discussões a partir da literatura discussions based on literature

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Fabíola de Jesus Lemos
Dr.ª Lara Carlette Thiengo
Dr.ª Carla da Conceição Lima

Resumo

Este artigo propõe realizar um levantamento sobre a plataformização e seus possíveis efeitos para a educação e, especialmente, para o trabalho docente, considerando a aceleração desse processo a partir da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva que tem como instrumento metodológico a revisão de literatura, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, com recorte de 2020 a 2023. A literatura mapeada contextualiza o capitalismo de plataforma e tece críticas aos seus desdobramentos no mundo do trabalho, particularmente ao trabalho docente, a partir de três categorias: (i) plataformização; (ii) precarização do trabalho docente; (iii) desigualdades e dificuldades educacionais. Constata-se que as plataformas digitais intensificam a precarização do trabalho docente, afetam a saúde mental dos professores e (re)significam a desigualdade de acesso as tecnologias.

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Como Citar
LEMOS, F. de J.; THIENGO, L. C.; LIMA, C. da C. Pandemia, plataformas e trabalho docente: discussões a partir da literatura: discussions based on literature . Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24812.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24812. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Fabíola de Jesus Lemos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduanda em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

Dr.ª Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFVJM). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dr.ª Carla da Conceição Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM. Doutora em Educação pela PUC-RIO.

 

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