O Ensino Superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.089096Resumo
No presente artigo, discuto o ensino superior na contemporaneidade e examino as circunstâncias históricas que contribuem para sua organização nos moldes em que se manifesta nos nossos dias, os quais são marcados pela dominação mundial do capital virtualizado e pelo discurso da individualização abstrata. Para empreender essa tarefa, recorro às contribuições de Kurz, Lukács, Duarte e Moraes, que, à luz do materialismo histórico, oferecem referencial teórico-metodológico consistente para compreender essa realidade, sua história e complexas relações, desde uma perspectiva ontológica. Nessa perspectiva crítica, procuro indagar as repercussões da adesão ao espírito do tempo por pesquisadores e docentes no campo da Educação, assim como apontar as possibilidades de se contrapor a ele exercendo a crítica, a fim de tornar evidente a forma do conhecimento como mercadoria na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna.
Palavras-chave: Ensino superior. Conhecimento. Mercadoria.
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