O Ensino Superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação

Autores

  • Regina Célia Linhares Hostins Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.089096

Resumo

No presente artigo, discuto o ensino superior na contemporaneidade e examino as circunstâncias históricas que contribuem para sua organização nos moldes em que se manifesta nos nossos dias, os quais são marcados pela dominação mundial do capital virtualizado e pelo discurso da individualização abstrata. Para empreender essa tarefa, recorro às contribuições de Kurz, Lukács, Duarte e Moraes, que, à luz do materialismo histórico, oferecem referencial teórico-metodológico consistente para compreender essa realidade, sua história e complexas relações, desde uma perspectiva ontológica. Nessa perspectiva crítica, procuro indagar as repercussões da adesão ao espírito do tempo por pesquisadores e docentes no campo da Educação, assim como apontar as possibilidades de se contrapor a ele exercendo a crítica, a fim de tornar evidente a forma do conhecimento como mercadoria na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna.

 

Palavras-chave: Ensino superior. Conhecimento. Mercadoria.

Downloads

Métricas

PDF views
275
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202618
|

Biografia do Autor

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, SC  e responsável pelo Apoio Pedagógico dos cursos de graduação dessa universidade. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3614416302948755

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

HOSTINS, R. C. L. O Ensino Superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 89–96, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.089096. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/741. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos