O Ensino Superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação

Autores

  • Regina Célia Linhares Hostins Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.089096

Resumo

No presente artigo, discuto o ensino superior na contemporaneidade e examino as circunstâncias históricas que contribuem para sua organização nos moldes em que se manifesta nos nossos dias, os quais são marcados pela dominação mundial do capital virtualizado e pelo discurso da individualização abstrata. Para empreender essa tarefa, recorro às contribuições de Kurz, Lukács, Duarte e Moraes, que, à luz do materialismo histórico, oferecem referencial teórico-metodológico consistente para compreender essa realidade, sua história e complexas relações, desde uma perspectiva ontológica. Nessa perspectiva crítica, procuro indagar as repercussões da adesão ao espírito do tempo por pesquisadores e docentes no campo da Educação, assim como apontar as possibilidades de se contrapor a ele exercendo a crítica, a fim de tornar evidente a forma do conhecimento como mercadoria na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna.

 

Palavras-chave: Ensino superior. Conhecimento. Mercadoria.

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Biografia do Autor

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, SC  e responsável pelo Apoio Pedagógico dos cursos de graduação dessa universidade. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3614416302948755

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Publicado

2010-07-17

Como Citar

HOSTINS, R. C. L. O Ensino Superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 89–96, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.089096. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/741. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos