Ética e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional

Autores

  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0009

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a recém lançada edição brasileira do livro Ética e pesquisa em Educação, de autoria de Rachel Brooks (Reino Unido), Kitty te Riele (Austrália) e Meg Maguire (Reino Unido), e iniciar um diálogo com essa obra desde o contexto brasileiro. O livro em questão é fruto de um trabalho rigoroso, voltado a subsidiar a tomada de decisões e à escolha de procedimentos éticos nas diversas situações implicadas nas pesquisas em Educação. A perspectiva ética com que operam as autoras é aquela concebida como uma postura reflexiva de cuidado com o outro, e, por conseguinte, a ética na pesquisa é entendida como a capacidade de avaliar situações ao longo de toda a investigação e tomar decisões que levem em conta os direitos, o bem-estar e as expectativas do participante da pesquisa. As autoras não desconhecem e tampouco desqualificam a perspectiva principialista da ética Biomédica, mas reconhecem os limites da pretensão de universalidade dos enquadramentos pré-determinados diante da variabilidade dos contextos culturais específicos onde as pesquisas são conduzidas. A relevância dessa publicação no Brasil está relacionada, sobretudo, à escassez de literatura no formato de livro autoral que aborde, com organicidade, as questões que vão desde a regulação até a dimensão da eticidade, como parte intrínseca da formação do pesquisador em Educação. O livro vem em boa hora, sobretudo neste momento da política científica brasileira, quando já contamos com uma normativa (Resolução No 510/2016) voltada à especificidade das Ciências Sociais e Humanas. No entanto, ainda vivemos uma transição incompleta para estabilizar parâmetros adequados às pesquisas da área. A abertura para o diálogo internacional, nesse contexto, é fundamental para o amadurecimento do debate, a troca de experiências com os colegas pesquisadores de outros países e a avaliação de outros modelos institucionais.

 

Palavras-chave:  Ética na pesquisa. Regulação ética da pesquisa. Integridade na pesquisa. Pesquisa em Educação.

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

CARVALHO, I. C. de M. Ética e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 154–163, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11087. Acesso em: 2 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos