O pedagogista e o educador: modelos ideológicos propostos pela revista O Ensino (1922-1924)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21365.046Resumo
Este artigo aborda o papel da imprensa como fonte de pesquisa no Brasil, a partir dos anos de 1970, sem perder de vista sua contribuição como veículo de informação e comunicação. Nessa perspectiva, fazem-se presentes as revistas, em especial, as educacionais, fontes importantes de investigação das teorias e práticas que permearam a história da educação brasileira. Neste estudo, coloca-se em evidência a revista O Ensino (1922-1924), visando analisar a concepção proposta em relação ao trabalho docente, a partir da matéria “Pedagogista e Educador”, de Cesar Prieto Martinez. A revista compara e questiona o distanciamento entre as duas acepções, destacando a valorização da prática em detrimento da teoria. O objetivo deste artigo é mostrar o jogo de palavras que caracterizam a concepção de professor, defendida pela Inspetoria de Ensino do Paraná e a estratégia persuasiva na revista que circulava nas escolas e que os professores paranaenses tinham acesso.
Palavras-chave: Revista O Ensino. Pedagogista. Educador.
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