Desafios da pesquisa em política educacional: reflexões sobre modelos e abordagens / Challenges for research in educational policy: reflections on models and approaches
Abstract
Resumo: As reformas educacionais em curso no Brasil e outros países da América Latina e Caribe, com destaque para as políticas definidas para o setor, têm sido amplamente debatidas na literatura educacional brasileira. A reflexão sobre tais reformas coloca em questão a dinâmica de planos, projetos e propostas delas derivados e trazem para o centro da discussão diversas dificuldades conceituais e metodológicas encontradas pelos pesquisadores desse campo. Tal situação demanda elaboração teórica, bem como discussão metodológica sobre a análise de políticas, a partir de uma exploração da literatura sobre o assunto. Este é o objetivo deste texto, que trata de questões relacionadas ao campo da pesquisa em política educacional, inserindo-as no contexto mais amplo da pesquisa em educação. Divide-se em duas partes que abordam: (a) os desafios da análise de políticas, seus modelos e abordagens, e das políticas educacionais, e (b) algumas questões metodológicas da pesquisa em política educacional.
Palavras-chave: Política educacional. Pesquisa em Educação. Análise de políticas.
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