The research in Education Policy and theory of complexity in Brazil (2014-2018)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16733.020

Abstract

This study aims to analyze the epistemological characteristics of scientific articles published in specialized journals in the field of Education Policy that used principles of the complexity theory as an analytical reference in the period from 2014 to 2018. The study is a partial result of a qualitative research, exploratory in terms of objectives and theoretical-bibliographic in terms of procedures. In order to approach the object of study from the Epistemologies of Education Policy Approach (EEPA), the lack of theorization or the theoretical fragility of research on education policies is motivated, as pointed out by the studies conducted by Carvalho and Fávero (2020), Fávero and Tonieto (2016a, 2016b), Mainardes (2009, 2016, 2017, 2018a, 2018b), Stremel (2016), Tonieto (2018), Tonieto and Fávero (2017, 2020). Initially, the general characteristics of complexity theory are presented, accompanied by the methodological aspects of the study and the corpus of the research; and then, the results of the meta-research are presented, accompanied by comments of an analytical nature.

Keywords: Meta-research. Complexity theory. Education Policy.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Roberta Cajaseiras de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Gestão de Ambientes Costeiros Tropicais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Bacharel em Turismo pela UFPE. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência nas áreas de turismo e educação, com ênfase nos temas: planejamento turístico, patrimônio cultural, gestão ambiental, eventos e capacitação, aperfeiçoamento e qualificação profissional. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios. 

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016).

Published

2020-09-18

How to Cite

CAJASEIRAS DE CARVALHO, R.; FÁVERO, A. A. The research in Education Policy and theory of complexity in Brazil (2014-2018). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.16733.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16733. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos