A pesquisa em Política Educacional e a teoria da complexidade no Brasil (2014-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16733.020Abstract
Este estudo tem por escopo analisar as características epistemológicas de artigos científicos publicados em periódicos especializados do campo de Política Educacional que utilizaram princípios da teoria da complexidade como referencial analítico no período de 2014 a 2018. O estudo é resultado parcial de uma pesquisa qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e teórico-bibliográfica quanto aos procedimentos. Para abordar o objeto de estudo a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), tem-se como motivação a comprovada falta de teorização ou a fragilidade teórica das pesquisas sobre políticas educacionais, como apontam os estudos de Carvalho e Fávero (2020), Fávero e Tonieto (2016a, 2016b), Mainardes (2009, 2016, 2017, 2018a, 2018b), Stremel (2016), Tonieto (2018), Tonieto e Fávero (2017, 2020). Inicialmente, apresentam-se os traços gerais da teoria da complexidade acompanhado dos aspectos metodológicos do estudo e o corpus da pesquisa; e, em seguida, são apresentados os resultados da metapesquisa, acompanhados de comentários de cunho analítico.
Palavras-chave: Metapesquisa. Teoria da complexidade. Política Educacional.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.