Research in Education Policy: epistemological characteristics of Doctoral dissertations from 2013 to 2016

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21420.001

Abstract

In this study, the scope was to conduct an analysis of Doctoral dissertations produced in the Brazilian Graduate Programs in Education, in the Education Policy research lines, from 2013 to 2016, in order to verify the continuity or discontinuity of epistemological weaknesses in Doctoral dissertations. The research problem was: Are the theoretical-methodological weaknesses in Doctoral dissertations about Education Policy pointed out by the literature present from 2013 to 2016? It was concluded that there is a continuity regarding the difficulty of explaining the theoretical dimension of the research, a greater ease in the explanation of some elements of the methodological dimension and a tendency of permanence of weaknesses in the academic field of Education Policy.

Keywords: Education Policy. Epistemological fragility. Theoretical dimension. Methodological dimension.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa  Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios na Universidade de Passo Fundo. Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá). Dentre suas inúmeras publicações, se destacam as obras Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010); Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011); Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013); Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publição em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2019); e Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2020). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio".

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Published

2023-02-17

How to Cite

TONIETO, C.; FÁVERO, A. A. Research in Education Policy: epistemological characteristics of Doctoral dissertations from 2013 to 2016. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21420.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21420. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artículos