A pesquisa em Política Educacional: características epistemológicas de teses no período de 2013 a 2016

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21420.001

Résumé

Neste estudo, teve-se por escopo realizar uma análise das teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros, nas linhas de pesquisa de Política Educacional, no período de 2013 a 2016, a fim de verificar a continuidade ou a descontinuidade das fragilidades epistemológicas em teses. O problema de pesquisa foi: As fragilidades teórico-metodológicas em teses de Política Educacional apontadas pela literatura estão presentes no período de 2013 a 2016? Concluiu-se que há uma continuidade quanto a dificuldade de explicitação da dimensão teórica das pesquisas, uma maior facilidade na explicitação de alguns elementos da dimensão metodológica e uma tendência de permanência das fragilidades no campo acadêmico da Política Educacional.

Palavras-chave: Política Educacional. Fragilidade epistemológica. Dimensão teórica. Dimensão metodológica.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa  Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios na Universidade de Passo Fundo. Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá). Dentre suas inúmeras publicações, se destacam as obras Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010); Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011); Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013); Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publição em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2019); e Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér, publicado em 2020). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio".

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2023-02-17

Comment citer

TONIETO, C.; FÁVERO, A. A. A pesquisa em Política Educacional: características epistemológicas de teses no período de 2013 a 2016. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21420.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21420. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artículos