As pesquisas sobre o ensino de Política Educacional no Brasil: revisão de literatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.22093.013

Résumé

Este artigo de revisão de literatura analisa as pesquisas realizadas sobre a disciplina Política Educacional no Brasil. A disciplina Política Educacional desempenha um papel fundamental na formação de pedagogos e docentes, visando a sua instrumentalização para a análise e atuação perante as políticas educacionais. Ao revisar a literatura existente, este artigo buscou-se identificar as principais tendências de pesquisa, as lacunas no conhecimento e as contribuições dos estudos realizados até o momento. O principal foco das pesquisas têm sido os aspectos curriculares da disciplina e análises sobre o processo de ensino a partir da atuação docente. Faz-se necessário ampliar as discussões, propiciando análises sobre vertentes teóricas, modelos teórico-metodológicos para o ensino da política educacional e a percepção dos discentes sobre a formação no contexto da disciplina.

Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Política Educacional. Revisão de Literatura.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Biographie de l'auteur-e

Gregory Luis Rolim Rosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador na Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe).

Téléchargements

Publié-e

2022-12-31

Comment citer

ROSA, G. L. R. As pesquisas sobre o ensino de Política Educacional no Brasil: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–14, 2022. DOI: 10.5212/retepe.v.7.22093.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22093. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artículos