O lugar da teoria na pesquisa em política educacional
Abstract
Resumo: Nosso objetivo, no presente texto, é problematizar acerca de qual é o lugar que a teoria tem ocupado na pesquisa em política educacional. Para isso, num primeiro momento, apresentamos breves considerações a respeito do conceito de teoria, a fim de sinalizar implicações e consequências de sua presença/ausência nas pesquisas em política educacional; num segundo momento, analisamos o papel da teoria nos estudos educacionais, a fim de pontuar sua dimensão crítica e criativa; e, no terceiro momento, apresentamos as consequências do recuo da teoria e a fragilização das concepções de conhecimento, para a formação de professores e pesquisadores. A argumentação que desenvolvemos está ancorada epistemologicamente na interface de uma perspectiva teórica pluralista e racionalista, tomada em seu posicionamento epistemológico crítico-analítico e enfoque epistemológico da complexidade. Desse modo, nos valemos de conceitos robustos e flexíveis que nos permitem compreender, elucidar e esclarecer o problema proposto, ou seja, buscar uma resposta satisfatória para a pergunta: qual é o lugar e a importância da teoria na pesquisa em política educacional? Projetamos uma análise teórica que busca explorar as complexas e diversas interações postas pelo campo em que se localiza tal problemática, ou seja, das políticas educacionais e de sua relação com a pesquisa.
Palavras-chave: Teoria. Pesquisa. Epistemologia. Política Educacional.
Metriche
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