A Política Educacional como disciplina: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.013Abstract
Resumo: As pesquisas que tomam como objeto de estudo a disciplina Política Educacional têm ganhado cada vez mais espaço no campo de pesquisa. Com a finalidade de apresentar e salientar a importância desses estudos, este artigo, de caráter descritivo, a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Temática da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), considerando 35 trabalhos encontrados, apresenta a gama de pesquisas sobre o tema e os caracteriza de acordo com o foco de análise. Considerada uma temática ainda recente e expandida a partir da década de 2010, conclui-se que as análises sobre a disciplina Política Educacional e correlatas possui uma diversidade, sendo a sua maioria com foco na estrutura curricular da disciplina (ementa, carga horária, bibliografia, cursos que a contemplam). Salienta-se que este trabalho intenciona servir de norte para análises que contemplem a disciplina em seus aspectos teóricos e epistemológicos, de modo a enriquecer o debate sobre o fortalecimento e a consolidação do campo da Política Educacional.
Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Estudos sobre a Política Educacional. Campo da Política Educacional. Formação de pesquisadores em Política Educacional. Pesquisa em Política Educacional.
Metriche
Riferimenti bibliografici
AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. São Paulo: Autores Associados, 1997.
BONALS, L. P.; ARENS, A. G. L.; TRUJILO, A. R. P. La política educativa: un
componente necesario en la formación de docentes que investigan sobre su práctica. In:
ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA
EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-21.
BRUEL, A. L. de O. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.
CARVALHO, E. J. G. de. Políticas públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: EDUEM, 2012.
COSTA, A. de C.; MURANAKA, M. A. S.; BORGHI, R. F. A contribuição da
disciplina PEB à formação de professores do ensino básico: estudo do caso das
licenciaturas em uma Universidade Estadual. In: ENCUENTRO
LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015,
Guarulhos-SP. Anais […]. Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-24.
CRISTOFOLI, M. S. O estudo da política educacional como componente curricular
dos cursos de formação de professores nas universidades públicas. Políticas
Educativas, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 1-15, 2015.
CURY, C. R. J. Legislação educacional brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A,
ESQUISANI, R. S. S. Políticas, estrutura e gestão da educação básica: conteúdos para a formação de professores. Passo Fundo: UPF Editora, 2017.
FERRADA, D.; VILLENA, A.; DEL PINO, M. ¿Hay que formar a los docentes en políticas educativas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 254-279, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053144740
FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação
de professores. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 33, p. 181-199, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2850
FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação
de professores. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE
POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP,
a. p. 1-18.
FURTADO, B. C. Estrutura e Funcionamento do Ensino: a construção do saber em questão. 1994. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994.
GIOVINE, R. El oficio de enseñar política educativa: desplazamientos políticos y epistemológicos en los programas de formación docente universitaria en Argentina. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 451-476, jul./dez. 2016.
GOROSTIAGA, J. M. La formación de investigadores en el campo de la política educativa: una mirada regional. Revista de la Educación Superior, Cidade do México, v. 46, n. 183, p. 37-45, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resu.2017.06.001
GUIMARÃES-IOSIF, R. G.; LIMEIRA, L. C.; SANTOS, A. V. dos. O ensino de
Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa, Ponta
Grossa, v. 13, n. 1, p. 85-106, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005
KFOURI, S. F. Políticas educacionais: estruturas e sistemas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
KRUM, M. C. Importância da disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino nos cursos de formacao de professores de terceiro grau. 1993. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas,
estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MAINARDES, J.; STREMEL, S. Aspectos da formação do pesquisador em Política Educacional na Pós-Graduação no Brasil. In: CONGRESO LATINOAMERICANO Y CARIBEÑO DE CIENCIAS SOCIALES, 4., 2017, Salamanca-ES. Anais […]. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2017, p. 1-23.
MAINARDES, J. STREMEL, S. Aspectos da formação do pesquisador para o campo da Política Educacional na pós-graduação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-20, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019203826
MAINARDES, J.; STREMEL, S.; ROSA, G. L. R. A pesquisa sobre a disciplina
política educacional no Brasil: situação e perspectivas. Revista Brasileira de
Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 287-307, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71495
MAINARDES, J.; STREMEL, S.; SOARES, S. T. Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil: mapeamento e reflexões. Movimento - Revista de Educação, Niterói, v. 5, n. 8, p. 43-74, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.447
MANCEBO, M. E. La enseñanza de Política Educativa en Uruguay: ¿acumulación incipiente o rezago? Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.014
MARCOS, D. L. S. A formação do professor no centro debate: as trilhas e tramas da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental nos Cursos Normais. 2000. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
MARTIGNONI, L. La enseñanza de la política educativa en la formación docente el caso de la carrera de Geografía. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-13.
MARTINS, C. O que é política educacional. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MÁS ROCHA, E.; LIZZIO, G.; GIMÉNEZ, P. Leer, escribir y producir conocimiento en un programa de política educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.004
MAZZA, D. Notas acerca da disciplina “Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira”. Educação: teoria e prática, Rio Claro, n. 2, p. 26-29, 1994.
MENDES, D. L. L. L. Estrutura e Funcionamento do Ensino e a Gestão Educacional: avaliação de disciplinas em cursos de Pedagogia e Licenciaturas na Universidade Federal do Ceará. 2011. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
MENDES, V. O estudo da política educacional nos cursos de licenciatura de uma instituição federal de ensino superior. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1, 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-21.
MENDES, V. O interesse pelo estudo da Política Educacional no processo de formação do professor. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-17, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.3.012
MIRANDA, E. ¿Investigadores y/o técnicos en política educativa? El dilema de origen. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 430-450, jul./dez. 2016.
MOREIRA, L. P.; IULIANELLI, J. A. S. Formação docente e ensino de política educacional em instituições de educação superior do Rio de Janeiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 854-873, out/dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500857
NEY, A. Política educacional: organização e estrutura da educação brasileira. Rio de Janeiro: WAK, 2008.
OLIVEIRA, M. N. Estrutura e Funcionamento do Ensino: a trajetória de uma disciplina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. p. 325-326.
OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Considerações sobre o papel da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino na formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8., 1996, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: UFSC, 1996. p. 322.
PERÃO, G. M. M.; LIMA, M. F. A disciplina de Política Educacional em cursos de Pedagogia: um estudo preliminar. In: EDUCERE, 13., Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUC/PR, 2017a. p. 1169-1183.
PERÃO, G. M. M.; LIMA, M. F. A disciplina de Política Educacional nos cursos de Pedagogia: um estudo preliminar. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-14, 2017b. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.017
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-17.
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 1-17, jul./dez. 2016.
QUIANÉ, L. M. J.; LÓPEZ, V. M. S. El estudio de la política educativa en la maestria em educación básica de la universidad pedagógica nacional-México: un relato reflexivo y crítico desde sus origenes, diseño y operación. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-19.
ROMERO, S. A.; GARCÍA, M. G. Sentidos y desafíos de enseñar política educativa em la formación docente. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-15.
ROSA, G. L. R. A disciplina política educacional no Curso de Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
ROSA, G. L. R. Estrutura e funcionamento do Ensino e Política Educacional: análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da Política Educacional. 2019. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SANTOS, E. O. dos.; DUBOCK, M. J. O.; SANTOS, S. M. M. Formação do professor (a): contribuições da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino - relação entre universidade e escola básica, uma experiência na rede pública da microrregião de Feira de Santana Bahia. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL POR LA UNIDAD DE LOS EDUCADORES, 7., 1999, Havana. Anais […]. Havana: Palacio de Convenciones de La Habana, 1999. p. 1-9.
SAVIANI, D. Análise crítica da organização escolar brasileira por meio das leis no 5.540/68 e 5.692/71. In: SAVIANI, D. (org.). Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. p. 133-155.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SOUZA, A. R. de; GOUVEIA, A. B.; TAVARES, T. M. (Orgs.). Políticas educacionais: conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2011.
STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. A disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, p. 137-155, 2015a. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41885
STREMEL, S.; MAINARDES, J. Reflexões iniciais sobre a disciplina política educacional em cursos de pedagogia no Brasil. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais [...]. Guarulhos: UNIFESP, 2015b. p. 1-25.
TELLO, C. La enseñanza de la Política Educativa y la formación de investigadores en el campo. Entre las matrices históricas y la episteme de época. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 125-151, jan./abr. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v24i55.2169
VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília: Liber Livro, 2009.
VIEIRA, S. L.; ALBUQUERQUE, M. G. M. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.
VIEIRA, S. L.; FARIAS, I. M. S. de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Líber Livro, 2007.
VISACOVSKY, N. (2015) ¿Cómo enseñar política educativa desde un bordaje interdisciplinar?. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-12.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.