A Juventude Operária Católica em Valença; uma utopia desconstruída

Autores

  • Raimundo César de Oliveira Mattos CESVA

Palavras-chave:

História Social, História da Igreja, História Regional

Resumo

A JOC "Juventude Operária Católica" desempenhou um papel importante no cenário nacional na construção de uma nova utopia, principalmente a partir do golpe de 64 que procurou amordaçar as poucas vozes que se levantaram para defender os direitos dos trabalhadores. Representativa, ainda, de uma nova maneira de organização do laicato na Igreja Católica, não encontrou, por parte da hierarquia eclesiástica, o apoio suficiente para sobreviver e, mesmo não extinta oficialmente como foi a Juventude Universitária Católica, acabou desaparecendo devido à perseguição militar e ao descaso de muitos bispos que não compreenderam a sua importância. Destacamos, em nossa dissertação de mestrado, esta importância que rendeu os frutos de novos movimentos sociais dentro da Igreja que, agredida em sua hierarquia, acabou por voltar-se contra um regime que muitos eclesiásticos chegaram a aplaudir.

Biografia do Autor

Raimundo César de Oliveira Mattos, CESVA

Mestre em História pela Universidade Severino Sombra (2003). Atualmente é professor adjunto do Centro de Ensino Superior de Valença, Coordenador do Centro de Documentação Histórica da mesma instituição e professor docente I da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, História Política, História das Religiões, Introdução à História e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes áreas: século XIX, História da Igreja e das Religiões, educação, religiosidade e regime militar. Doutorando em História Política pela UERJ

Downloads

Publicado

2009-03-12

Como Citar

DE OLIVEIRA MATTOS, R. C. A Juventude Operária Católica em Valença; uma utopia desconstruída. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2279. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos