Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada

Conteúdo do artigo principal

Lucinea Aparecida de Rezende

Resumo

Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE REZENDE, L. A. Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Lucinea Aparecida de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela UNIMEP, Est. de São Paulo. Cursou pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, Portugal, em 2007, no Departamento de Didáctica e tecnologias Educacionais.ATUAÇÃO PROFISSIONAL: professora da Universidade Estadual de Londrina/Dep. de Educação, atuando no ensino e na pesquisa na Graduação, na Especialização e no Mestrado em Educação. Desenvolveu o projeto ";;Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada";;, na UEL. O Projeto tratou da leitura como matéria-prima no processo de ensino e aprendizagem e consistiu em criar situações de ambiência da leitura fora da sala de aula, para alunos e professores pesquisadores. Atualmente, desenvolve o Projeto internacional (UEL, Br/ PUC, Br./Aveiro, Pt): Idéias circulantes acerca da leitura e da escrita: significações. Palestrante - Trabalha com os temas: formação de professores, ensino, aprendizagem e leitura. Pesquisa e apresenta a coluna ";;Ler para ser";;, na Rádio FM - UEL, semanalmente. Colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina e membro do Foto Clube de Londrina. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA: apresenta continuamente trabalhos em Congressos, prefaciou obras e conta com textos publicados em Jornais, Revistas e Livros. É autora de livros na área da educação.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.