Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada

Contenido principal del artículo

Lucinea Aparecida de Rezende

Resumen

Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
DE REZENDE, L. A. Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431. Acesso em: 5 dic. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Lucinea Aparecida de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela UNIMEP, Est. de São Paulo. Cursou pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, Portugal, em 2007, no Departamento de Didáctica e tecnologias Educacionais.ATUAÇÃO PROFISSIONAL: professora da Universidade Estadual de Londrina/Dep. de Educação, atuando no ensino e na pesquisa na Graduação, na Especialização e no Mestrado em Educação. Desenvolveu o projeto ";;Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada";;, na UEL. O Projeto tratou da leitura como matéria-prima no processo de ensino e aprendizagem e consistiu em criar situações de ambiência da leitura fora da sala de aula, para alunos e professores pesquisadores. Atualmente, desenvolve o Projeto internacional (UEL, Br/ PUC, Br./Aveiro, Pt): Idéias circulantes acerca da leitura e da escrita: significações. Palestrante - Trabalha com os temas: formação de professores, ensino, aprendizagem e leitura. Pesquisa e apresenta a coluna ";;Ler para ser";;, na Rádio FM - UEL, semanalmente. Colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina e membro do Foto Clube de Londrina. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA: apresenta continuamente trabalhos em Congressos, prefaciou obras e conta com textos publicados em Jornais, Revistas e Livros. É autora de livros na área da educação.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.