Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
Contenido principal del artículo
Resumen
Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
DE REZENDE, L. A. Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431. Acesso em: 5 dic. 2025.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo
