A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação

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Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Fernando Cézar Bezerra de Andrade

Resumo

Neste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento.

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Como Citar
MOITA, F. M. G. da S. C.; DE ANDRADE, F. C. B. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo