A EMERGÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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Rodrigo Saballa de Carvalho

Resumo

O presente artigo procura discutir as condições de emergência das instituições de Educação Infantil. Nesta perspectiva, tais estabelecimentos são compreendidos desde sua “entrada em cena”, enquanto espaços pedagógicos, disciplinadores e educadores, implicados no “seqüestro” dos corpos, dos tempos e espaços dos indivíduos. Dessa forma, ao longo do artigo são destacadas algumas relações que se estabeleceram entre sociedade, crianças e adultos, a começar de suas atribuições, suas histórias, seus discursos e condições de existência a partir da segunda metade do século XVIII. Ressalto que as instituições de Educação Infantil enquanto maquinarias disciplinares modernas evidenciam sua positividade à medida que participam da produção de sujeitos autogovernados. Desse modo, procuro evidenciar que esses estabelecimentos foram postos em funcionamento no intuito de ordenar e regular as massas populacionais difusas, permitindo a produção de saberes sobre os indivíduos, a classificação, a diferenciação e a normalização dos mesmos.

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Como Citar
DE CARVALHO, R. S. A EMERGÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1466. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo