PROFESSORES, ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS: UMA ANÁLISE DA ESCOLA A PARTIR DE IDÉIAS DE BASIL BERNSTEIN - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.043062
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pretende-se, neste artigo, articular a pedagogia visível e invisível e conceitos sobre a escola, de Bernstein, a questões levantadas por Nogueira (1998) e Resende (2006) sobre a escolha de escolas pelos pais e a relação família e escola, e refletidas por Contreras (2002) e Cortesão (2006) sobre a atuação docente. Na primeira parte, apresentando conceitos de pedagogia visível e invisível de Bernstein (1984), o trabalho aborda as mudanças nas demandas de famílias de determinados segmentos de classe média, comparando-as às demandas de outras frações da sociedade. Mostra que famílias entram em conflito com suas próprias idéias a respeito da escolarização dos filhos, utilizando os conceitos de Bernstein sobre pedagogias visível e invisível e as implicações da busca de uma nova propriedade como posse de habilidades valorizadas e disponibilizadas nas instituições educacionais ao longo da escolarização. O texto aborda as diferentes manifestações desse conflito na escola. Num segundo momento, apresenta conceitos sobre a escola, de Bernstein (1996), relacionando-os aos anteriores e apresentando sugestões para que os professores lidem com as demandas atuais em relação à escola e com as pressões geradas pela visão de educação enquanto mercado, de forma a procurar não coolaborar para o aumento das desigualdades sociais, trazendo as contribuições de Contreras (2002), Cortesão (2006), Canário (2005) e Mainardes (2007). A autora apontará o uso de práticas pedagógicas mistas na sala de aula e o conceito de professor como investigador-social-crítico como possíveis contribuições para a construção de uma escola democrática.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.