Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões

Conteúdo do artigo principal

Denilson Junio Marques Soares
https://orcid.org/0000-0003-3075-3532
Talita Emidio Andrade Soares
http://orcid.org/0000-0003-2692-4941
Wagner dos Santos
http://orcid.org/0000-0002-9216-7291

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre infraestrutura escolar, e analisa suas conexões com o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na Prova Brasil. Para isto, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam que as escolas brasileiras, especialmente as das regiões Norte e Nordeste, ainda possuem deficiências de infraestrutura e que algumas políticas públicas adotadas não têm alcançado o efeito esperado. Destaca-se a significativa contribuição de fatores como presença de laboratório de informática e internet, quadra de esportes, dependências PNE, coleta de lixo e auditório para o bom desempenho escolar na avaliação analisada. Espera-se que os resultados obtidos possam ser úteis para orientar políticas públicas e despertem um maior interesse na discussão dos impactos das condições materiais do ambiente escolar na qualidade da educação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
JUNIO MARQUES SOARES, D.; EMIDIO ANDRADE SOARES, T.; DOS SANTOS, W. Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15023.209209227242.0626. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15023. Acesso em: 30 mar. 2025.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Universidade Federal do Espírito Santo / Instituto Federal de Minas Gerais

Licenciado em Matemática e Mestre em Estatística Aplicada e Biometria (UFV); Doutorando em Educação (UFES); Professor EBTT do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Piumhi.

Talita Emidio Andrade Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Matemática (UFV); Especialista em Ensino de Matemática (UNICA); Mestranda em Educação (UFES).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física e Doutor em Educação (UFES); Mestre em Educação (UFMG); Professor da UFES; Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.