Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões

Conteúdo do artigo principal

Denilson Junio Marques Soares
https://orcid.org/0000-0003-3075-3532
Talita Emidio Andrade Soares
http://orcid.org/0000-0003-2692-4941
Wagner dos Santos
http://orcid.org/0000-0002-9216-7291

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre infraestrutura escolar, e analisa suas conexões com o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na Prova Brasil. Para isto, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam que as escolas brasileiras, especialmente as das regiões Norte e Nordeste, ainda possuem deficiências de infraestrutura e que algumas políticas públicas adotadas não têm alcançado o efeito esperado. Destaca-se a significativa contribuição de fatores como presença de laboratório de informática e internet, quadra de esportes, dependências PNE, coleta de lixo e auditório para o bom desempenho escolar na avaliação analisada. Espera-se que os resultados obtidos possam ser úteis para orientar políticas públicas e despertem um maior interesse na discussão dos impactos das condições materiais do ambiente escolar na qualidade da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
JUNIO MARQUES SOARES, D.; EMIDIO ANDRADE SOARES, T.; DOS SANTOS, W. Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15023.209209227242.0626. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15023. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Universidade Federal do Espírito Santo / Instituto Federal de Minas Gerais

Licenciado em Matemática e Mestre em Estatística Aplicada e Biometria (UFV); Doutorando em Educação (UFES); Professor EBTT do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Piumhi.

Talita Emidio Andrade Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Matemática (UFV); Especialista em Ensino de Matemática (UNICA); Mestranda em Educação (UFES).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física e Doutor em Educação (UFES); Mestre em Educação (UFMG); Professor da UFES; Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.