Políticas nacionais de avaliação para a alfabetização: o que muda com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Conteúdo do artigo principal

Graciele Lipsuch
Michelle Fernandes Lima

Resumo

Neste artigo, a problemática central delineada passa pela compreensão das mudanças nas políticas de avaliação após a aprovação da BNCC em 2017. Inicialmente, os marcos das políticas de alfabetização são apresentados, enfatizando as aprovadas após a BNCC, também se aponta o referencial teórico em relação à temática. Na segunda seção, os documentos que norteiam o Programa Mais Alfabetização (2018); a Política Nacional de Alfabetização - PNA (2019); e o Programa Tempo de Aprender (2020) são analisados para entender como a política de avaliação em larga escala está configurada para a etapa da alfabetização. Identifica-se que os recentes documentos aprovados que foram analisados apresentam uma relação direta com as políticas de avaliação e, consequentemente, com os mecanismos de controle e responsabilização docente. Também são observados um processo de antecipação da alfabetização e mecanismos de controle para o alcance de melhores índices dessa etapa, que vêm ganhando centralidade nas políticas educacionais atuais.

Downloads

Métricas

PDF views
655
Oct 10 '20Oct 13 '20Oct 16 '20Oct 19 '20Oct 22 '20Oct 25 '20Oct 28 '20Oct 31 '20Nov 01 '20Nov 04 '2010
| |
Other format views
75
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202611
|

Detalhes do artigo

Como Citar
LIPSUCH, G.; FERNANDES LIMA, M. . Políticas nacionais de avaliação para a alfabetização: o que muda com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15326.209209229633.0721. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15326. Acesso em: 12 maio. 2025.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Graciele Lipsuch, Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO, mestranda em educação (PPGE/ UNICENTRO). Bolsista CAPES. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO

Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em educação pela UFPR, Pós Doutora pela UEPG. Professora do Departamento de pedagogia, e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGE/UNICENTRO). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).