Tensões entre emancipação e autoritarismo: contribuições de Paulo Freire

Conteúdo do artigo principal

Telmo Marcon
http://orcid.org/0000-0002-9110-3210
Marcelo Ricardo Nolli
http://orcid.org/0000-0001-8760-7822

Resumo

As contribuições político-pedagógicas de Paulo Freire são inegáveis. Por que então ele é um pensador tão execrado por alguns segmentos da sociedade brasileira? O aflorar de um pensamento autoritário no Brasil nos últimos anos coloca sob suspeita toda e qualquer perspectiva pedagógica que se defina como emancipadora e formadora de um sujeito emancipado, capaz de tomar decisões e predisposto a dialogar com diferentes interlocutores. O presente artigo foca-se na análise do potencial emancipador da pedagogia freireana, razão pela qual é contestado de forma tão violenta por defensores de ideais autoritários. Buscando dar conta dessa problemática, o artigo inicia com uma problematização sobre os desafios de uma pedagogia emancipadora no contexto atual; faz um breve diagnóstico sobre a dimensão autoritária da sociedade contemporânea; recupera elementos fundamentais da dimensão emancipadora da pedagogia freireana e conclui reafirmando a tese de necessidade de dar maior visibilidade aos ideais freireanos na formação de um sujeito crítico, criativo e emancipado, especialmente no âmbito da educação escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARCON, T.; NOLLI, M. R. Tensões entre emancipação e autoritarismo: contribuições de Paulo Freire. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15472.209209225265.0520. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15472. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em Educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Marcelo Ricardo Nolli, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Psicologia pela Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (Bolsista CAPES).